Técnica com Guia Vidente: Suporte Avaliativo de Desempenho
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n02.4182Palavras-chave:
Deficiência Visual. Orientação e Mobilidade. Treinamento Perceptomotor.Resumo
A partir da aprendizagem das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM) que pessoas com deficiência visual poderão conhecerse, relacionar-se e deslocar-se de forma independente nos mais diversos ambientes e situações. A luz da aprendizagem das técnicas de OM como caminho prático e eficiente para a conquista da independência, este estudo objetivou avaliar o desempenho de uma pessoa cega com domínio das técnicas de Orientação e Mobilidade, ao ser submetida a um treinamento específico das técnicas com guia vidente. Optousepor utilizar como metodologia o delineamento de sujeito único com critério móvel. Foram delineadas duas etapas que ocorreram concomitantemente: 1) aplicação das tarefas propostas pelo Checklist adaptado e, 2)avaliação do desempenho da participante durante a realização destas. Pode-se observar a necessidade de uma estimulação perceptomotora com o deficiente visual, a fim de que ele aprimore tanto os aspectos motores quanto os perceptivos, para que a realização das técnicas de Orientação e Mobilidade seja mais eficiente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2021-09-29
Edição
Seção
Relato de pesquisa
Como Citar
ZENGO, Loiane Maria; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar; CASTILHO, Jaqueline Moreira de Costa. Técnica com Guia Vidente: Suporte Avaliativo de Desempenho. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 15, n. 02, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2014.v15n02.4182. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/4182.. Acesso em: 21 nov. 2024.