ESPORTES ADAPTADOS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ – PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p189-200

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Física Escolar, Esportes Adaptados

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo verificar quais esportes adaptados são trabalhados como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar e as possibilidades pedagógicas adotadas pelos professores. Para tanto, a pesquisa pautou-se no método qualitativo do tipo descritivo, no qual aplicou-se um questionário para seis professores de Educação Física de um colégio público da cidade de Maringá - PR. Após aplicação, realizou-se análise dos dados coletados e a partir destes, foi verificado que nem todos os professores participantes trabalham o conteúdo de esportes adaptados em suas aulas, e os que trabalham relatam dificuldades em relação às questões materiais e estruturais da escola, mas indicam que o conteúdo tem boa aceitação por parte dos estudantes. Desta forma, nota-se que o conteúdo, esportes adaptados podem/devem ser aplicados nas aulas de Educação Física do ensino regular, viabilizando a inclusão de estudantes com deficiência e a conscientização sobre as deficiências por parte dos demais estudantes.

Recebido em: 04/07/2024

Reformulado em: 27/08/2024

Aceito em: 30/08/2024

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, M. G. Os avanços da educação especial ao longo da história – Da segregação da inclusão Monografia (conclusão de curso) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Centro de Ciências Humanas Licenciatura em pedagogia, Macaé – RJ, 2013.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. CÂMARA DOS DEPUTADOS, Centro de Documentação e Informação Edições Câmara Brasília, 2015. Disponível em:

https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao pessoa deficiencia.pd f

BRITO, M. S. et al. Práticas esportivas adaptadas e a educação física escolar inclusiva: uma revisão integrativa. IV CINTEDI - Edição Digital. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2021/TRABALHO_EV156_M D1_SA9_ID527_04102021220846.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

BORGMANN, T; PENA, L. G. S; ALMEIDA, J. J. G. O ensino do voleibol sentado nas aulas de Educação Física escolar. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 17, n. 02, 2016. Doi: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n2.02.p9

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EVARISTO, A. P. Esportes para quê?: o desenvolvimento de atividades esportivas paralímpicas no ambiente escolar. Revista Eixo, v. 10, n. 1, p. 86-93, 2021. Doi: https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.859

FERREIRA, L. A. O ensino do conteúdo esporte na educação física escolar: desafios e possibilidades. Temas em Educação Física Escolar, v. 3, n. 1, p. 7-18, 2018. Doi: https://doi.org/ 10.33025/tefe.v3i1.1911

FIGUEIRA, E.. No silêncio, Caminhando. Uma introdução à Trajetória das Pessoas com Deficiência na História do Brasil-Giz Editora. São Paulo, 2008.

FIORINI, M. L. S. NABEIRO, M. Um estudo sobre a intervenção com o professor de educação física para inclusão educacional do aluno com deficiência visual. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Marília, v. 14, n. 2, p. 21-26, Jul./Dez., 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3611 . Acesso em 14/02/2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, São Paulo, SP, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Editora Atlas, São Paulo, SP, 2010.

HUBERMAN, M. et al. O ciclo de vida profissional dos professores. In NÓVOA, Antonio (Org.). Vida de professores (2a. ed., p. 31-61). Porto, PT: Porto Editora., 1992.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Petrópolis, 2002.

OLIVEIRA, I. T. T. DA SILVA FEITOSA, F. DA SILVA MOTA, J. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: desafios da prática docente. Humanidades & Inovação, v.7, n.8, p. 81-95, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1867/1607. Acesso em 14/02/2023.

RIBEIRO, S. M. O esporte adaptado e a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de educação física. Tese apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIMEP como exigência parcial para obtenção do título de Doutora em Educação. Piracicaba, SP, 2009. Disponível em: https://cienciadotreinamento.com.br/wp-content/uploads/2017/12/O-ESPORTE- ADAPTADO-E-A-INCLUS%C3%83O-DE-ALUNOS-COM- DEFICI%C3%8ANCIAS-NAS-AULAS-DE-EDUCA%C3%87%C3%83O- F%C3%8DSICA.pdf

SALERNO, M. B. DE ARAÚJO, P. F. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões, v. 6, p. 212-221, 2008. Doi: https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637826

SEBASTIÃO, L. L. DOS SANTOS FREIRE, E. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a prática, v. 12, n. 3, 2009. Doi: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6766.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, São Paulo-SP, 1993.

SILVA, M. F. P. DAMAZIO, M. S. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a prática, v. 11, n. 2, 2008. Doi: https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3590

SILVA, T. P. Desmotivação em aulas de educação física no ensino fundamental e médio: apontamentos da literatura científica da educação física. Monografia apresentada como requisito de avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Educação Física - Licenciatura da universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/22801, acesso em 14/02/2023

SILVA, E. P. S. et al. Professores de Educação Física e Inclusão: ainda há caminhos para percorrer. Educação, p. e99/1-24, 2022. Doi: https://doi.org/10.5902/1984644464461

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VITTA, F. C. F. VITTA, A. MONTEIRO, A. S. R. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 415-428, 2010. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000300007

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

LAMPERT, Andressa; MOTA CATABRIGA, LORENA; MATIAS DE SOUZA, Vânia de Fátima. ESPORTES ADAPTADOS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ – PARANÁ. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 2, p. 189–200, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p189-200. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/16199.. Acesso em: 21 nov. 2024.