Um Estudo Sobre a Intervenção com o Professor de Educação Física para Inclusão Educacional do Aluno com Deficiência Visual

Autores

  • Maria Luiza Salzani FIORINI
  • Marli NABEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3611

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Especial, Formação de Professores

Resumo

Objetivou-se identificar como o professor de Educação Física atuava para incluir um aluno com deficiência visual; intervir junto ao professor a partir das necessidades identificadas e, avaliar a intervenção. Os dados foram coletados em três etapas: 1) acompanhamento semanal e filmagem das aulas; 2)intervenção por meio da reflexão dos vídeos advindos da etapa anterior e sugestão de novas ações; 3) realização de filmagens para avaliar a intervenção. Antes da intervenção identificou-se que a explicação das atividades era coletiva, com instrução e demonstração, entretanto, para o aluno com deficiência visual, era realizada a ajuda física como primeira forma de instrução; a participação do aluno com deficiência visual ocorria em função da companhia de um colega da turma que, de mãos dadas, executavam conjuntamente as atividades. Na intervenção refletiu-se sobre estrutura da aula, formas de explicação das atividades e, estratégias e recursos para garantir uma participação prazerosa do aluno com deficiência visual. O treinamento de colegas tutores foi uma das estratégias. Após a intervenção foi identificado, nas aulas, o auxílio dos colegas tutores treinados; manutenção da explicação verbal e da demonstração, porém, a primeira forma de explicação, para o aluno com deficiência visual passou a ser a dica verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa