SÍNDROME DE NONNAN: RELAÇÃO DE UM TREINAMENTO MOTOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS ALTERAÇÕES OFTALMOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p261-270Palavras-chave:
Atividade Motora, Síndrome de Nonnan, OptometriaResumo
O Objetivo deste estudo é observar se intervenções em Atividades Físicas com movimentos e solicitações específicas para uma criança de 11 anos, com síndrome de Nonnan podem auxiliar na melhoria das alterações oculares que esta criança apresenta. Neste relato de caso, uma menina de 11 anos com a síndrome, após treinos específicos em aulas de Educação Física, como solicitações de movimentos de lateralidade, deslocamentos anteroposteriores, manipulação de objetos coloridos e de formatos diferentes, e exploração de espaços diversos, observou-se as alterações optométricas, nesta paciente. Em cada atividade foi solicitado que a criança observasse e fizesse movimentos com a cabeça e globo ocular, na intenção de procurar, exatamente, os locais que deveriam ser atingidos pela participante, bem como os locais onde deveriam ser colocados e recolocados os objetos manipulados. Foram observados por meio de testes na optometria, antes e depois das atividades se houve melhoria no desenvolvimento das alterações oculares. Um ponto importante de se relatar é que a paciente, com orientação da optometrista, executou as atividades motoras e funcionais com um tampão no olho esquerdo, para estimular olho direito onde ela apresenta dificuldade. Os resultados observados nos trazem à conclusão que, com as atividades físicas realizadas foram trabalhados o sistema pulvinar advindos pela concentração, motivação, atenção e foco como solicitados nas atividades físicas acima. Nas atividades físicas pudemos, também, observar a evolução do aspecto neuro visual do sistema pulvinar (Rhein, 2019), por meio das atividades de concentração em cores, tamanhos diferentes de materiais, observação de distancias percorridas pela paciente.
Recebido em: 29/11/2022
Reformulado em: 14/12/2022
Aceito em: 14/12/2022
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