PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p171-186

Resumo

O presente artigo traz um estudo sistemático da literatura na temática das práticas pedagógicas da educação física e inclusão de alunos com deficiência intelectual, e teve como objetivo analisar metodologias de ensino inclusivo para pessoas com DI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica de publicações de artigos, em bases de dados pré-estabelecidas, utilizando as palavras-chave "Deficiência Intelectual", "Práticas Pedagógicas", "Metodologia" e "Educação Física". Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, obtivemos 5 artigos, nos quais destacamos as temáticas da dança e expressão corporal e a tutoria com jogos pré-desportivos como possibilidades de práticas pedagógicas para a inclusão, desenvolvimento e ensino-aprendizagem. Conclui-se com a pesquisa que poucos estudos estão sendo publicados nessa temática, entretanto, os estudos encontrados trazem propostas pedagógicas significativas nas aulas de educação física, que foram e são de suma importância no contexto da inclusão.

Recebido em: 10/07/2022

Reformulado em: 19/08/2022

Aceito em: 19/08/2022

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

SOUSA LAMEIRA, Maria Goretti; ALMEIDA PORTILHO, Andrey; GOMES DE OLIVEIRA NETO, Luís. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 23, n. 2, p. 171–186, 2023. DOI: 10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p171-186. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/13484.. Acesso em: 23 nov. 2024.