PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p171-186Resumo
O presente artigo traz um estudo sistemático da literatura na temática das práticas pedagógicas da educação física e inclusão de alunos com deficiência intelectual, e teve como objetivo analisar metodologias de ensino inclusivo para pessoas com DI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica de publicações de artigos, em bases de dados pré-estabelecidas, utilizando as palavras-chave "Deficiência Intelectual", "Práticas Pedagógicas", "Metodologia" e "Educação Física". Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, obtivemos 5 artigos, nos quais destacamos as temáticas da dança e expressão corporal e a tutoria com jogos pré-desportivos como possibilidades de práticas pedagógicas para a inclusão, desenvolvimento e ensino-aprendizagem. Conclui-se com a pesquisa que poucos estudos estão sendo publicados nessa temática, entretanto, os estudos encontrados trazem propostas pedagógicas significativas nas aulas de educação física, que foram e são de suma importância no contexto da inclusão.
Recebido em: 10/07/2022
Reformulado em: 19/08/2022
Aceito em: 19/08/2022
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.