ANÁLISE DO DESEMPENHO ENTRE CLASSES DA NATAÇÃO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p187-196

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Esporte Paralímpico, Deficiência Física, Iniciação Esportiva, Classificação Funcional

Resumo

O desporto adaptado surgiu para reabilitar física, psicológica e socialmente pessoas com deficiência. Fatos relevantes para incentivo à promoção do esporte para crianças e adolescentes com deficiência, como ocorre nas Paralimpíadas Escolares, que além do incentivo à prática esportiva também promove a possibilidade de detecção de talentos. Em específico, a Para natação conta com 14 classes funcionais (S1-S14), incluindo deficiência física e motora, visual e intelectual, tal classificação vem da necessidade de tornar a competição mais justa e igualitária. O desempenho nesta competição pode promover a concessão de bolsas, seletiva para treinamentos e previsão de potenciais paralímpicos. Desta maneira, o presente trabalho teve por objetivo comparar o desempenho entre classes dos atletas da Para natação das Paralimpíadas Escolares 2018, Campeonato Brasileiro adulto e Recorde Mundial, de acordo idade e sexo. Para isto foram utilizados os resultados das provas de 50m nado livre feminino e masculino, e categorias de idade (A e B), campeão(ã) brasileiro adulto e recordista Mundial. A análise de regressão entre classes e desempenho apresentou significância (p<0,05) em todas as categorias, e valores de r2 inferior a 0,7 somente para o feminino adulto e o masculino categoria A. Logo a melhora do desempenho é altamente explicada pelo aumento da classe funcional. O desempenho em classes baixas (S1-S3) foi muito inferior ao previsto e em algumas categorias faltam atletas destas classes. Por outro lado, o desempenho masculino de 15 a 17 anos está muito próximo ao adulto nas classes altas, que sinaliza perspectiva positiva para a modalidade.

Recebido em: 27/06/2022

Reformulado em: 03/09/2022

Aceito em: 05/09/2022

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

DA SILVA, Pedro Paulo; LIMA TRIGO, Elke. ANÁLISE DO DESEMPENHO ENTRE CLASSES DA NATAÇÃO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 23, n. 2, p. 187–196, 2023. DOI: 10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p187-196. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/13380.. Acesso em: 23 nov. 2024.