O USO DA TECNOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS: POSSIBILIDADES JUNTO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p197-210

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Tecnologia de informação e comunicação, Deficiência Intelectual, Qualidade de vida, Pandemia

Resumo

O Coronavírus SARS-CoV-2 provocou o isolamento social de todos, inclusive das pessoas com deficiência. O objetivo deste artigo é descrever as possibilidades do uso da tecnologia da informação e comunicação - TICs, para auxiliar a manutenção da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, bem como apresentar as reações causadas pelas interações e a percepção dos usuários neste momento específico. Esta é uma pesquisa qualitativa que teve como público alvo os usuários do Centro Dia, de uma instituição não governamental no interior de Minas Gerais, que apoiou todas as etapas deste trabalho. Participaram da pesquisa duas pessoas com deficiência intelectual, com idades de 33 e 54 anos, foram utilizados dois instrumentos, questionários e as redes sociais (WhatsApp e Facebook).   Os resultados apontam que é possível auxiliar na manutenção da qualidade de vida das pessoas com deficiência em tempos de isolamento social, utilizando-se das TICs para a realização de atividades físicas orientadas por um professor, bem como nos aspectos socioemocionais favorecer emoções positivas, e consideramos que a saudade foi amenizada, mas não totalmente superada, o que é compreensível. Concebemos que o uso das TICs se faz irreversível e que temos que agregá-la aos nossos fazeres, estimulando as pessoas com deficiência a utilizá-la em benefício próprio.

Recebido em: 02/08/2022

Reformulado em: 10/09/2022

Aceito em: 07/10/2022

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Aparecida Rodrigues Russo, IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

    Graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (1993) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2016). Atualmente é prof. do ensino básico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Atuou como professora orientadora do PIBID e do Programa da Residência Pedagógica, projeto multidisciplinar Educação física e ciências biológicas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: educação física escolar, educação inclusiva, educação física inclusiva e deficiência.

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

SABINO KAWASHITA, Ieda Mayumi; RUSSO, Rafaela Aparecida Rodrigues. O USO DA TECNOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS: POSSIBILIDADES JUNTO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 23, n. 2, p. 197–210, 2023. DOI: 10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p197-210. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/13266.. Acesso em: 23 nov. 2024.