DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EQUOTERAPIA: DIÁLOGO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p333-354Palavras-chave:
Autismo, Psicomotricidade, EquoterapiaResumo
Atualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem ganhando maior visibilidade. Tratando-se de um transtorno global do desenvolvimento e, conhecendo suas implicações para a vida das crianças, surgiu a necessidade de novas terapias e abordagens para atender as necessidades de crianças autistas de forma a se desenvolverem plenamente. Neste contexto surge a Equoterapia com uma proposta de terapia vinculada à psicomotricidade, na qual, através do desenvolvimento psicomotor, sociabilização, aprendizado e afetividade, essas crianças possam ter maior autonomia em suas vidas. O Objetivo geral deste trabalho é verificar a contribuição da Equoterapia no desenvolvimento psicomotor da criança com TEA sob a perspectiva do professor de Educação Física e do Psicólogo. Como metodologia, aplicamos um questionário aberto para cinco profissionais que atuam em centros de equoterapia de São Paulo e trabalham, ou já trabalharam, com crianças com TEA. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise temática onde escolhemos cinco categorias temáticas para analisar. Como resultados pudemos observar que assim como a literatura afirma, a Equoterapia, sob a visão dos psicólogos e professor de educação física, traz benefícios afetivos, cognitivos e motores para os praticantes com TEA, embora os centros utilizem métodos de abordagem e avaliativos heterogêneos. Independentemente dos fatores questionados neste trabalho, ficou evidente a dedicação de todos os profissionais envolvidos e, principalmente, a experiência incrível de ver essas crianças percebendo um mundo novo com o cavalo e através disso o processo de autodescoberta como pessoas no mundo.
Recebido em: 27/07/2021
Reformulado em: 14/10/2021
Aceito em: 02/11/2021
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