ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO DAS INTERAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p127-142

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência fisica, Autismo, Atividade motora adaptada

Resumo

O processo de inclusão da pessoa com deficiência no ensino comum evolui continuamente a partir do entendimento social do que representa a condição de deficiência. Assim, avaliar o processo de inclusão desse público se faz necessário para que se possa pensar novas estratégias com o objetivo de efetivar esse processo no âmbito escolar e, neste estudo em específico, na Educação Física escolar. Esta pesquisa foi um estudo de caso realizado em uma escola municipal da área central de Campo Grande ‒ MS. Dez aulas foram observadas e um instrumento de avaliação da interação na Educação Física escolar entre alunos com e sem deficiência foi preenchido. O objetivo foi analisar as trocas nas aulas de Educação Física escolar entre um aluno com cegueira total e autismo com os outros alunos da turma que não possuem deficiência. Os resultados apontaram que a interação direta entre os alunos com e sem deficiência ocorrem poucas vezes durante as aulas. Quando ocorreram, foram com uma colega em específico com a qual o aluno observado possuía maior proximidade e, em todas as vezes, houve uma resposta positiva. O estudo também constatou que as intervenções da professora foram fundamentais para estimular a interação entre os alunos. As suas solicitações para que os alunos sem deficiência auxiliassem o aluno com deficiência possibilitaram momentos de conhecimento, ensino e aprendizagem mútuos.

Recebido em: 01/10/2020

Reformulado em: 24/02/2021

Aceito em: 25/02/2021

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Publicado

2021-04-05