O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AO DEFICIENTE VISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Carlos Henrique Prevital Fileni Faculdade Euclides da Cunha

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Professor, Educação Física

Resumo

Resumo: O professor de Educação Física, tem um papel de suma importância dentro da escola e da sala de aula, são pesquisadores e buscam se especializar para proporcionar a unidade escolar um ensino de qualidade. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas ainda é um desafio para esses professores, especialmente pela insegurança gerada e falta de estrutura de apoio. Com isso, o objetivo da pesquisa foi verificar se os professores de Educação Física efetivados, estão preparados para incluir o aluno com deficiência visual em sua aula, dentro das redes públicas e particulares de ensino. A pesquisa abordou uma amostra composta por 10 (dez) professores da área. Foi aplicado um questionário adaptado, composto por 17 (dezessete) questões, as quais trouxeram as diretrizes elaboradas sobre a Educação Inclusiva de deficiente visual, confirmando o mau desempenho na prática do ensino de qualidade. Conclui-se que os professores de Educação Física sabem que o conhecimento que possuem, não são suficientes para receberem alunos com deficiência visual em sala de aula, mas, desejam lecionar com os mesmos.                  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A inclusão do deficiente visual nas aulas de educação física escolar: impedimentos e oportunidades. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 27, n. 2, p. 231-237, 2005.

BERNARDES, J. Representações sociais sobre o processo de inclusão em escola pública e particular. 2003. -, Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ….

BORGES, E. As concepções de professores acerca da deficiência mental. 2002. -, Dissertação (Mestrado em Educação). Brasília: Universidade Católica de Brasília.

CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação física e inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista integração, 14, p. 27-30, 2002.

CONSTITUIÇÃO, B. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União. Brasília, DF, 23, 1996.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Estratégias de professores de educação física para promover a participação de alunos com deficiência auditiva nas aulas. Revista Brasileira de Educação Especial, 24, n. 2, p. 183-198, 2018.

GOMES, C.; REY, F. L. G. Inclusão escolar: representações compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicologia: ciência e profissão, 27, n. 3, p. 406-417, 2007.

KOZUB, F. M.; PORRETTA, D. L. Interscholastic coaches’ attitudes toward integration of adolescents with disabilities. Adapted physical activity quarterly, 15, n. 4, p. 328-344, 1998.

LIEBERMAN, L. J.; HOUSTON-WILSON, C. Overcoming the barriers to including students with visual impairments and deaf-blindness in physical education. RE: view, 31, n. 3, p. 129, 1999.

LIMA, S. M.; DUARTE, E. Educação Física e a escola inclusiva. SOBAMA. Temas em educação física adaptada. Curitiba: UFPR, 2001.

MARTÍNEZ, A. M. Inclusão escolar: desafios para o psicólogo. Psicologia escolar e compromisso social, p. 95-114, 2005.

MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Artmed, 2003. 8573079606.

MONTE, F. R. F. D. Inclusão na educação infantil: Concepções e perspectivas de educadoras de creche. 2006.

NUNES, L.; GLAT, R.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. Pesquisa em educação especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Sette Letras, 3, 1998.

PINHEIRO, K. C. Inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências/biologia. 2018.

PRUDENTE, S. C. A fonoaudiologia e a inclusão educacional. Editora UCDB, 2004. 8575980262.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 1997.

SIDERIDIS, G. D.; CHANDLER, J. P. Assessment of teacher attitudes toward inclusion of students with disabilities: A confirmatory factor analysis. Adapted physical activity quarterly, 14, n. 1, p. 51-64, 1997.

VITTA, F. C. F. D.; VITTA, A. D.; MONTEIRO, A. S. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, p. 415-428, 2010.

Downloads

Publicado

2021-01-13