Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-04-06. Leia a versão mais recente.

O PERFIL PSICOMOTOR DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARTICIPANTES DO PROAMDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p163-174

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Deficiência Intelectual, Psicomotricidade, Bateria Psicomotora

Resumo

O processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino comum evolui continuamente a partir do entendimento social do que representa a condição de deficiência. Assim, avaliar o processo de inclusão desse público se faz necessário para que se possa pensar novas estratégias com o objetivo de efetivar esse processo no âmbito escolar e, neste estudo em específico, na Educação Física escolar. Esta pesquisa foi um estudo de caso realizado em uma escola municipal da área central de Campo Grande ‒ MS. Dez aulas foram observadas e um instrumento de avaliação da interação na Educação Física escolar entre alunos com e sem deficiência foi preenchido. O objetivo foi analisar a interação entre um aluno com deficiência e alunos sem deficiência nas aulas de Educação Física escolar. Os resultados apontaram que a interação direta entre os alunos com e sem deficiência ocorrem poucas vezes durante as aulas. Quando ocorreram, foram com uma colega em específico com a qual o aluno observado possuía maior proximidade e, em todas as vezes, houve uma resposta positiva. O estudo também constatou que as intervenções da professora foram fundamentais para estimular a interação entre os alunos. As suas solicitações para que os alunos sem deficiência auxiliassem o aluno com deficiência possibilitaram momentos de conhecimento, ensino e aprendizagem mútuos.

Recebido em: 29/06/2020

Reformulado em: 01/03/2021

Aceito em: 01/03/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAIDD (American Association on Intellectual and Developmental Desabilities). Intelectual Desabilitie: Definition, Classification and Systems of Supports. The AAIDD Ad Hoc Committee on Terminology and Classification. United States of America, ed, 2010.

BORTOLAIA, A. P. e SOUZA, T. F. Q. de. (1). Perfil psicomotor: caracterização em portadores de síndrome de down. Revista FUNEC científica - multidisciplinar - ISSN 2318-5287, 1(1). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/rfc/article/view/23

FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurologicos dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.

FONSECA, V. Manual de Observação Psicomotora: Significação Psiconeurologica dos factores Psicomotores. Lisboa, 1992: Editorial Notícias.

FUMES, N. L. F. e MARQUES, U. S. M. (1999) Avaliação psicomotora em jovens adultos portadores de deficiência mental. Disponível em: http://www.motricidade.com/index.php/repositorio-aberto/43-necessidades-especiais/1244-avaliacao-psicomotora-em-jovens-adultos-portadores-de-deficiencia-mental)

FRUG, C. S. Educação motora em portadores de deficiência. Plexus Editora, 2001.

GORETTI, A.C. A psicomotricidade/ Atividade física adaptada e saúde. In: Centro de Estudo Pesquisa e Atendimento Global da Infância e Adolescência. São Paulo, 2010.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2008. Estimativas Populacionais para os municípios brasileiros. Disponível em: (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/população/estimativa2008) acesso em março 2016.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica – 5. Ed. – São Paulo: Atlas 2003.

LIMA, A. S. e BARBOSA, S. B. (2007). Psicomotricidade na educação infantil. Disponível em:

http://www.colegiosasantamaria.com.br/santamaria/aprendamais/artigos/ver.asp?artigo-id=9

MORAES, A.H.C. O desenvolvimento psicomotor de deficientes intelectuais fundamentado na prática do tênis de mesa. 37 f. Trabalho de conclusão de curso Bacharel em Educação Física- IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, Muzambinho, 2012.

NEGRINE, A. S. A coordenação psicomotora e suas implicações. Porto Alegre: A Negrine, 1987.

OMOTE, S. Algumas tendências (ou modismo?) recentes em educação especial a revista brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 9 (1), 25-38, 2003.

SANDRI, L.S.L. (2010). A psicomotricidade e seus benefícios. Revista de educação do IDEAU. Vol.5 – N 12.

WINNICK, J. Educação Física e Esportes Adaptados. 1ª edição brasileira. Manole editor, 2004. 552p.

Downloads

Publicado

2021-04-05 — Atualizado em 2021-04-06

Versões