UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DAS REGRAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n1.06.p122Palavras-chave:
Desenvolvimento moral; TDAH; Consciência das regras.Resumo
Investigamos, a partir da perspectiva de Jean Piaget, o nível de desenvolvimen-to da consciência das regras em crianças e adolescentes com Transtorno de défi-cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Participaram da pesquisa 20 sujeitos do sexo masculino, dos quais 10 com idade de 10 anos e 10 com 15 anos, todos com diagnóstico de TDAH e sob tratamento no ambulatório de Pediatria do HUCAM-UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes). O desenvol-vimento da consciência das regras foi investigado por meio do IANDM (Ins-trumento de Avaliação do Nível do Desenvolvimento Moral). A análise dos dados foi prioritariamente qualitativa e, sobre ela, elaboramos categorias por meio dos quais foi estabelecido o Nível de Resposta ao Item (NRI). Os principais resultados obtidos permitiram verificar que as crianças de 10 anos apresentaram níveis inferiores no NRI em relação aos adolescentes de 15 anos, porém ambos os públicos apresentaram defasagem quanto ao desenvolvimento moral em comparação com a teoria piagetiana. Concluímos que tanto as crianças como os adolescentes construíram um sistema incompleto sob regras prescritas, regras estas que se mantêm exteriores à consciência e não possibilitam a transformação do seu julgamento.
Downloads
Referências
ARAÚJO, U. F. Um estudo da relação entre o “ambiente cooperativo” e o julgamento
moral na criança. 1993. Dissertação de Mestrado não-publicada, Universidade Estadual
de Campinas, Campinas, 1993.
BARKLEY, R.A. Attention-Deficit / Hiperactivity Disorders In: Mash & Barkley (org)
Treatment of Childhood Disorders. New York: The Guilford Press, 1998.
______. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade – (TDAH) Guia completo para
pais, professores e profissionais de saúde. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.
146
Volume 8 Número 1 – Jan-Jul/2016
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
______. The Relevance of the Still Lectures to Attention-Deficit/ Hiperactivity Disorder: a commentary. Journal of Attention Disorders, 10 (2), 137-140, 2006.
CALIMAN, L.V. O TDAH: entre funções disfunções e otimização da atenção. Psicologia em estudo, 13 (3), 559-566, 2008.
CALIMAN, L.V. Notas sobre a história oficial do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Psicologia Ciência e profissão. 30 (1), 46-61, 2010.
FERNANDES, A.P.A., DELL’AGLI, B.A.V. & CIASCA, S.M. O sentimento de vergonha em crianças e adolescentes com TDAH. Psicologia em estudo, 19(2), 333-344,
2014.
FOLQUITTO, C.T. Desenvolvimento psicológico e transtorno de déficit de atenção e
hiperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. Dissertação de Mestrado não publicada, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo,
Brasil, 2009.
LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias
Psicogenéticas e discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed,
2006.
MISSAWA, D.D.A. O jogo Mancala como instrumento de ampliação da compreensão
das dificuldades de atenção. Dissertação de mestrado não publicada, Universidade Federal de Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil, 2006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto
Alegre: Artmed, 1993.
PEIXOTO, A.L.B. “TDAH, quem realmente o tem?” Transtorno de déficit de atenção e
hiperatividade na criança escolar: uso dos critérios diagnósticos e tratamento proposto
pelos profissionais de saúde mental. Dissertação de mestrado não publicada, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil, 2006.
PESSOTI, A.M. Juízo moral e trapaça: um estudo com criança de 5 e 10 anos. Dissertação de mestrado não publicada. Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo,
Brasil, 2010.
PESSOTI, A.M. Desenvolvimento Moral e Trapaça: um estudo com crianças e adolescentes. Tese de doutorado. Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil, 2015.
147
Volume 8 Número 1 – Jan-Jul/2016
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus. (Originalmente publicado
em 1932), 1994.
______. Las relaciones entre la inteligencia y la afectividade nel desarrollo del niño. In:
G. Delahanty & J. Perrés (Orgs.). Piaget y el psicoanálisis. México, DF: Universidad
Autónoma Metropolitana, p.181-287. (Originalmente publicado em 1954), 1994.
______. Seis estudos de psicologia. (Magalhães, M.A., trad.). Rio de Janeiro: Forense
Universitária. (Originalmente publicado em 1964), 2007.
______. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1975.
PYLRO, S. C. Avaliação de noções operatórias em adolescentes com e sem indícios de
transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Tese de doutorado. Programa de PósGraduação em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil, 2012.
QUEIROZ, D. S. de. Cognição e moralidade: um estudo com crianças de 7 e 10 anos
em situação de risco social. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil, 2014.
ROHDE, L.A., BARBOSA, G., TRAMONTINA, S. & POLANCZYK, G. Transtorno
de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22 (supl. 2), 7-11,
2000.