A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem

Autores

  • Carla Luciane Blum Vestana Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília-SP). Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR).

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.578

Palavras-chave:

Pensamento e Linguagem, Função Simbólica, Representações, Epistemologia Genética, Piaget

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar como se dá o processo de pensamento e linguagem na criança, conforme a teoria de Jean Piaget. Partimos da premissa de que o pensamento não é simplesmente transmitido pelo adulto à criança, nem proveniente, exclusivamente, da experiência prática. Iniciaremos a discussão, apresentando a problemática existente entre as operações do pensamento e da linguagem, e o estudo de que o conhecimento é sensorial ou de que é perceptivo. A partir disso, apontaremos as diferentes abordagens da origem do conhecimento, ascendendo à formação psicogenética, como também à origem do pensamento, que está na função simbólica, a qual, por sua vez, explica-se pela formação das representações. Por fim, analisaremos o processo de passagem dos esquemas de ação aos esquemas mentais, bem como a representação mental, destacando que a instituição coletiva da linguagem é o fator principal da formação e da socialização das representações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CUNALI, R.M.P.; FUDOLI, A.P.; GARRAFA, M.B.C. Concepção e intervenção materna no processo de resolução de conflitos entre crianças. Monografia de Especialização em Relações interpessoais na escola e o desenvolvimento da autonomia moral, Unifran, Franca, 2006.

DELVAL, J.; ENESCO, I. Moral, desarrollo y educación, Madrid: Anaya, 1994.

DEVRIES, R.; ZAN, B. Ética na Educação Infantil: o ambiente sócio moral na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KAMII, C. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1991.

LA TAILLE, Y. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998.

________. Autonomia e identidade. Revista Criança. Brasília: FDE, 2001.

________. Limites e educação. Revista ABC Educatio. São Paulo, Ano 3, maio/ jul, p. 6-9, 2003.

MORENO,M.C.; CUBERO, R. Relações sociais nos anos pré-escolares: família, escola, colegas. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 159 www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655 Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, vol 1, 1995.

OYAMA, M. A babá dos seus sonhos. JT. Cidade, 30 abr. 2006, disponível em http://www.jt.com.br/editorias/2006/04/30/var63194.xml>. Acesso em: 01/5/2006.

PIAGET, J. Juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1977 (ed. orig. 1932).

REGO, T.C.R. A indisciplina e o processo educativo: Uma análise na perspectiva vygotskiana, In: AQUINO, J. G. (org.). Indisciplina na escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

SASTRE, G.; MORENO, M. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional. Campinas: Moderna, 2002.

SELMAN, R.L. The growth of interpersonal understanding: Developmental understanding. Nova Iorque: EUA, Series Editor, 1980.

TOGNETTA, L. R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

________. Virtudes e educação: o desafio da modernidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembléias na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

TURIEL, E.; ENESCO, I.; LINAZA, J. El mundo social en la mente infantil. Madrid: Alianza Editorial, 1989.

VINHA, T. P. O Educador e a moralidade infantil numa visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

________. Os Conflitos Interpessoais na Relação Educativa: 2003. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

WEBER, L.N.D; PRADO, P.M.; VIEZZER, A.P. Identificação de estilos parentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, vol.17, nº.3, p.323-331, 2004.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Artigo