A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem

Auteurs-es

  • Carla Luciane Blum Vestana Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília-SP). Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR).

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.578

Mots-clés :

Pensamento e Linguagem, Função Simbólica, Representações, Epistemologia Genética, Piaget

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de apresentar como se dá o processo de pensamento e linguagem na criança, conforme a teoria de Jean Piaget. Partimos da premissa de que o pensamento não é simplesmente transmitido pelo adulto à criança, nem proveniente, exclusivamente, da experiência prática. Iniciaremos a discussão, apresentando a problemática existente entre as operações do pensamento e da linguagem, e o estudo de que o conhecimento é sensorial ou de que é perceptivo. A partir disso, apontaremos as diferentes abordagens da origem do conhecimento, ascendendo à formação psicogenética, como também à origem do pensamento, que está na função simbólica, a qual, por sua vez, explica-se pela formação das representações. Por fim, analisaremos o processo de passagem dos esquemas de ação aos esquemas mentais, bem como a representação mental, destacando que a instituição coletiva da linguagem é o fator principal da formação e da socialização das representações.

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Publié

2022-02-01

Numéro

Rubrique

Artigo