Juízo Moral Ecológico de Professores do Ensino Fundamental de Porto Velho

Autores

  • Vanessa Aparecida Alves de Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Tamara Neves Ferreira Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n1.p61-95

Palavras-chave:

Juízo Moral, Ecologia, Psicologia Moral, Ética Verde.

Resumo

Entre os temas de grande preocupação da sociedade contemporânea estão as questões ecológicas. O Brasil tem importante papel na crescente discussão sobre o tema e na construção de uma legislação na área, haja vista a atual discussão do Código Florestal Brasileiro e a realização em 2012, da Rio + 20. Sendo a ecologia um Tema Transversal recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s., é preciso que seja desenvolvido através de projetos pedagógicos que levem os alunos a refletirem sobre o tema de forma global, considerando não apenas os aspectos da natureza, mas essenci-almente a harmonia: homem/natureza, na construção de uma sociedade sustentável. Neste trabalho, baseados na Teoria da Psicologia Moral, postulamos que para que tal se realize, é necessário que estes professores possuam um Juízo Moral Ecológico. Para tanto pesquisamos o juízo moral ecológico de 09 professores de uma escola pública do município de Porto Velho – RO, suas ações cotidianas nesta área, as atividades peda-gógicas sobre a ecologia propostas aos alunos e a ética que as permeia. Tivemos como base as teorias da Psicologia Moral de Piaget (1932/1994), Puig (1998) e La Taille (2009, 2003, 2002, 2001, 1998) e no campo do juízo moral ecológico as pesquisas de Lima (2010, 2009, 2005), Minin e Lima (2010) e Milani, Minin e Lima (2009). Os resultados apontam que os professores pesquisados, embora se interessem pelo tema da ecologia e o tenham adotado como componente curricular e prática pedagógica, não apresen-tam um juízo moral ecológico acerca do mesmo e não constroem justificativa pertinen-te a uma prática pedagógica transversal no tema meio ambiente, como postula os Pa-râmetros Curriculares Nacionais.

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Publicado

2022-02-03

Edição

Seção

Artigo