Juízo Moral Ecológico de Professores do Ensino Fundamental de Porto Velho
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n1.p61-95Keywords:
Juízo Moral, Ecologia, Psicologia Moral, Ética Verde.Abstract
Entre os temas de grande preocupação da sociedade contemporânea estão as questões ecológicas. O Brasil tem importante papel na crescente discussão sobre o tema e na construção de uma legislação na área, haja vista a atual discussão do Código Florestal Brasileiro e a realização em 2012, da Rio + 20. Sendo a ecologia um Tema Transversal recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s., é preciso que seja desenvolvido através de projetos pedagógicos que levem os alunos a refletirem sobre o tema de forma global, considerando não apenas os aspectos da natureza, mas essenci-almente a harmonia: homem/natureza, na construção de uma sociedade sustentável. Neste trabalho, baseados na Teoria da Psicologia Moral, postulamos que para que tal se realize, é necessário que estes professores possuam um Juízo Moral Ecológico. Para tanto pesquisamos o juízo moral ecológico de 09 professores de uma escola pública do município de Porto Velho – RO, suas ações cotidianas nesta área, as atividades peda-gógicas sobre a ecologia propostas aos alunos e a ética que as permeia. Tivemos como base as teorias da Psicologia Moral de Piaget (1932/1994), Puig (1998) e La Taille (2009, 2003, 2002, 2001, 1998) e no campo do juízo moral ecológico as pesquisas de Lima (2010, 2009, 2005), Minin e Lima (2010) e Milani, Minin e Lima (2009). Os resultados apontam que os professores pesquisados, embora se interessem pelo tema da ecologia e o tenham adotado como componente curricular e prática pedagógica, não apresen-tam um juízo moral ecológico acerca do mesmo e não constroem justificativa pertinen-te a uma prática pedagógica transversal no tema meio ambiente, como postula os Pa-râmetros Curriculares Nacionais.
Downloads
References
Bom Dia Brasil. Entrevista concedida a Miriam Leitão.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BESSERMAN, Sérgio. Rio + 20: entrevista. [20 de junho de 2012]. Rio de Janeiro:
Bom Dia Brasil. Entrevista concedida a Renata Vasconcellos.
BIAGGIO, Angela M. B.; VARGAS, Gertrudes A. de Oliveira; MONTEIRO, Janine K.; SOUZA, Luciana K.; TESCHE, Sérgio L. Promoção de atitudes ambientais favoráveis através dos debates de dilemas ecológicos. Estudos de Psicologia, v. 4, n. 2, p. 221-238, 1999.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética/ secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998, 436 p.
BROWN, Lester R. Ecopsychology and the environmental revolution: Na environmental foreword. In: ROSZAK, Theodore; GOMES, Mary E.; KANNER, Allen D. Ecopsychology. United States of America: Sierra Books, 1995. p. xiii-xvi.
Volume 5 Número 1 – Jan-Jul/2013 92
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
COSTA, Patrícia. A fundamental educação ambiental. Senac e Educação Ambiental. v. 11, n. 1, p. 34-37, Janeiro/Março, 2002.
CRESWELL, John. W. Projeto de Pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo
e misto. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, Antonio Geraldo. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua
Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
DELFINO, Hênio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. 2010. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/882494. Acessado
em 06/04/2013.
Eckensberger, Lutz H. Juízos morais no contexto de orientações de valores econômicos e ecológicos: o caso de uma usina de força abastecida a carvão. In.
TASSARA, Eda. (Org.) Panoramas interdisciplinares para uma psicologia ambiental do urbano. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 141-186.
FONTES, Diana Campos; LIMA, Vanessa. Aparecida Alves. A escola segundo
alunos do ensino médio de Porto Velho-RO. Psicologia Escolar e Educacional
(ABRAPEE), v. 15, n. 1, p. 71-79. Janeiro/Junho de 2011.
FREITAG, Barbara. Itinerários de Antígona. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1997.
GALLO, Silvio. Conhecimento, transversalidade e currículo. Reunião anual da
ANPEd, 24. Programas e resumos. Associação Nacional de Pós Graduação e
Pesquisa em Educação, 1995.
GRAY, Leslie. Shamanic Couseling and ecopsychology. In: ROSZAK, Theodore.; GOMES, Mary E.; KANNER, Allen D. Ecopsychology. United States of
America: Sierra Books, 1995. p. 172-182.
HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; LA TAILLE, Yves de. A construção ética e
moral de si mesmo. In: SOUZA, Maria Thereza C. (Org.). Os sentidos de construção: o si mesmo e o mundo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 69 a 101.
HILMAN, James. A Psyche the size of the earth: A psychological foreword. In:
ROSZAK, Theodore; GOMES, Mary E.; KANNER, Allen D. Ecopsychology.
United States of America: Sierra Books, 1995. p. xvii-xxiii.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um
pensamento crítico, complexo e reflexivo. Revista Educação e Pesquisa, v. 31, n.
2, p. 233-250. Maio/Agosto 2005.
KEENEY, Terry. Ecopsychology. United States of America: Antioch University
Santa Bárbara, 1997.
Volume 5 Número 1 – Jan-Jul/2013 93
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
KOHLBERG, Lawrence. (1951) Psicologia del desarrollo mental. Bilbao: De.
Desclée, 1992. 2 v.
LA TAILLE, Yves. As virtudes segundo os jovens. In: LA TAILLE, Yves; MENIN, Maria Suzana De Stefano (Org.). Crise de Valores ou Valores em Crise?
Porto Alegre: ArtMed, 2009. P. 46-69.
______. Moralidade e violência: a questão da legitimação de atos violentos. 31 p.
Projeto de Pesquisa apresentado à FAPESP, 2003.
______. Cognição, afeto e moralidade. In: OLIVEIRA, Marta Kohl; SOUZA, Denise T. R.; REGO, Teresa C.; (Orgs.) Psicologia, educação e as temáticas da vida
contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 135-158
______. A questão da indisciplina: ética, virtudes e educação. In: DEMO, Pedro;
HOFFMAN, Jussara; LA TAILLE, Yves de. Grandes pensadores da educação.
2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. p. 67-98.
______. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998.
LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. A virtude do perdão segundo sujeitos de 6,
9 e 12 anos. In: LIMA, Vanessa Aparecida Alves; PEREIRA, Rosa Martins Costa
(Org). Recortes teóricos práticos da psicologia. Curitiba, PR: Ed. CRV, 2011a, p.
105-114.
______. A Psicologia Moral na Obra de Jean Piaget. Anais do I Congresso de
Epistemologia Genética da Amazônia. Porto Velho – RO, Abril, 2011b. Disponível em http://www.periodicos.unir.br/index.php/cegra/index
______. Ecologia e Juízo Moral: Vozes de Líderes Ambientais em Rondônia. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 30, n. 3, p. 464-477, 2010.
______. A formação da personalidade moral ecológica. In: Psicologia, saúde e
educação: desafios na realidade amazônica. São Carlos: Pedro & João Editores./Porto Velho: EDUFRO, 2009.
______. Ecologia e juízo moral: vozes da liderança ambiental em Rondônia.
220p. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2005.
______. De Piaget a Gilligan: retrospectiva do desenvolvimento em psicologia –
um caminho o estudo das virtudes. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 24, n. 3,
p. 12-23. 2004.
Volume 5 Número 1 – Jan-Jul/2013 94
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
______. A generosidade segundo sujeitos de 6, 9 e 12 anos. In RIBEIRO, Ronilda;
NENEVÉ, Miguel; PROENÇA, Marilene (Orgs.) Psicologia e Saúde na Amazônia: pesquisa e realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 15-37.
MARÇOLLA, Bernardo Andrade. Os desafios da psicologia frente à questão
ecológica: rumo à complexa articulação entre natureza e subjetividade. Psicologia Ciência e Profissão, v. 22, n. 1, p. 120-133, 2002.
METZNER, Ralph. Green Psychology. Rochester, Vermont (U.S.A.): Park Street
Press, 1999.
MILANI, Vanessa; MININ, Junior Cesar.; LIMA, V. A. A. Ecologia e Psicologia:
relação possível e necessária. Anais da III Mostra Acadêmico-Científica da
UNIJIPA. Novembro/2009, 682-696.
MININ, Junior Cesar; LIMA, Vanessa Aparecida Alves Personalidade moral
ecológica em adolescentes de Porto Velho (RO). Revista Pesquisa & Criação. n.
09. Edição Especial, 2010. Disponível em:
http://www.unir.br/menus/pesquisa/pibic/ResumosExpandidosPIBIC2009_
2010.pdf. Acessado em 20/05/2012.
NERES, Samara Helane L.; LIMA, V. A. A. Ética e moral na sala de aula: estudo
sobre uma prática pedagógica transversal. Anais do I Congresso de Epistemologia Genética da Amazônia. Porto Velho-RO, Abril, 2011. Disponível em
http://www.periodicos.unir.br/index.php/revistacegra/article/viewFile/275
/288. Acessado em 20/05/2012.
PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: Pensamento político e crítica
ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
PIAGET, Jean (1932). O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, Jean; INHLEDER, Bärbel. A Psicologia da Criança. 10. ed., Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
PIAGET, Jean. (1957). Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PIAGET, Jean. (1964) Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
PINHEIRO, José Q. (Um pouco da) Psicologia ambiental no Brasil: identidade,
incertezas, perspectivas. In: TASSARA, Eda. (Org.) Panoramas interdisciplinares para uma psicologia ambiental do urbano. São Paulo: EDUC/FAPESP,
2001. p. 11-26.
Volume 5 Número 1 – Jan-Jul/2013 95
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PINHEIRO, José Q. Psicologia ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de Psicologia, v. 2, n. 2, p. 277-398, 1997.
POL, Enric. Ejes de tensión y nueva agenda para la psicologia ambiental. Una
perspectiva europea. In: TASSARA, Eda (Orgaz.). Panoramas interdisciplinares para uma psicologia ambiental do urbano São Paulo: EDUC: FAPESP,
2001. p. 51-67.
PUIG, José Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática,
1998.
QUEIROZ, Kelly Jessie Marques; LIMA, Vanessa Aparecida Alves. Método Clínico piagetiano nos estudos sobre Psicologia Moral: o uso de dilemas. Schème,
v. 3, n. 5, p. 110-131, Jan/Jul 2010.
ROSZAK, Theodore. Ecopsychology and the deconstruction of whitehess: na
interview whit Carl Anthony. In: ROSZAK, Theodore; GOMES, Mary E.;
KANNER, Allen D. Ecopsychology. United States of America: Sierra Books,
1995. p. 263-278.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 18. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
SEWAL, Laura. The skill of Ecological perception. In: ROSZAK, Theodore;
GOMES, Mary E.; KANNER, Allen D. Ecopsychology. United States of America: Sierra Books, 1995. p. 201-215.
SYLVAN, Richard; BENNETT, David. The greening of ethics. United States of
America. Cambridge: The White Horse Press and Tucson: The university of Arizona Press, 1994.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.