Linguagem e Escrita Numérica: Estabelecendo Relações Segundo a Perspectiva da Epistemologia Genética
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p26-49Palavras-chave:
Linguagem; Libras; Piaget; Escrita numérica.Resumo
Neste trabalho busca-se observar similaridades nos processos de desenvolvimento da língua oral, de sinais e nos de construção da língua escrita e da escrita numérica segundo a epistemologia genética. Para isto é feita uma releitura de informações e resultados de pesquisa anteriormente realizada pelo método clínico piagetiano sobre o processo de aquisição de escrita numérica em crianças surdas mediado pela Libras. Os referenciais teóricos são, além da teoria piagetiana, estudos da construção da escrita numérica de crianças ouvintes, que se sustentam teoricamente em Piaget.
Downloads
Referências
Vozes, 2007.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira
de Sinais e dá outras providências, DF, 2002.
BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº
10.436, de 24 de abril de 2002 e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de
2000, DF, 2005.
BRIZUELA, B.. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações.
Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CUNHA, M. J. C. O português para falantes de outras línguas: redefinindo tipos
e conceitos. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P, CUNHA, M. J. C. Projetos iniciais
em português para falantes de outras línguas. Brasília, DF: EdUnB – Editora da
Universidade de Brasília: Campinas, SP: Pontes Editores, 2007, p. 13-31.
DANYLUK, O. S. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da
escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 1998.
FAYOL, M. A criança e o número: da contagem à resolução de problemas.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores
Associados, 1990 (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 17)
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de
Jussara Hoffmann. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
GESSER, A. LIBRAS?: Que língua é essa?: crenças e preconceitos da língua de
sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Estratégias de
ensino, 14)
KAMII, C.; RABIOGLIO, M. Os efeitos nocivos do ensino precoce dos
algoritmos. In MANTOVANI DE ASSIS, O. Z. et al, (Orgs.) Jogar e aprender
matemática. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2010.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático.
In: PARRA, C.; SAIZ, I. et al. Didática da matemática: reflexões
psicopedagógicas. Tradução Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas,
1996. p. 73-155.
Volume 4 Número 2 – Ago-Dez/2012 49
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Tradução Adail Ubirajara
Cabral. Rio de Janeiro: Record, 1962.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo:
Martins Fontes, 1990.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem
e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Cristiano M. Oiticica. 3.ed. Rio de
Janeiro: LTC, 1973.
*PIAGET, J. (Org.). Epistemologia de la física. In: Tratado de lógica y
conocimiento científico: naturaleza y métodos de la epistemologia. Buenos
Aires: Paidós, 1979.
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. In: PIAGET, J. 1896- 1980. A
Epistemologia Genética/Sabedoria e ilusões da filosofia / Problemas da
Psicologia Genética. Traduções de Nathanael C. Caixeiro, Zilda Adaeir, Celia
E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores) p.209-294.
PIAGET, J; GARCÍA, R. Psicogenesis y historia de la ciencia. México: Siglo
XXI, 1982.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. Tradução Octavio Mendes
Cajado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
SÁ, N. R. L. de. Educação de surdos: a caminho do bilinguismo. Niterói:
EdUFF, 1999.
SAUSSURE, F. Natureza do signo lingüístico. In Curso de Lingüística geral.
São Paulo: Cultrix, 2008.
SILVA, M. C. A. Os surdos e as notações numéricas. Maringá: Eduem, 2010.
SINCLAIR, A. A notação numérica na criança. In: SINCLAIR, H. et al. A
produção de notações na criança: linguagem, números, ritmos e melodias.
Tradução Maria Lucia F. Moro. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção Educação
Contemporânea) – p. 71-96
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.