ENTRE BRECHAS, OUSADIAS, RESISTÊNCIA E CIÊNCIA: UMA POSSÍVEL HISTÓRIA DAS ALTERNATIVAS EDUCACIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.10.p210Mots-clés :
Alternativas educacionais, História, Escolas inovadorasRésumé
Considerando que as escolas são organizações sociais dinâmicas, buscamos iden-tificar ao longo da história da educação práticas que se apresentaram como con-traposição ao modelo escolar hegemônico, cuja forma disciplinar e fragmentada remontaria ao século XIX. Nesta perspectiva traçou-se uma possível trajetória das alternativas educacionais evidenciando que tais projetos sempre existiram ao longo da história da escola e em maior ou menor grau influenciaram a cultura escolar, dando ênfase especial ao movimento escolanovista, tanto por sua repre-sentatividade, quanto pela imprecisão teórica que há na definição de seu início e fim, abarcando, por isso, quase um século. Na sequência, são apresentados alguns estudos que buscam distinguir, dentro desse grande movimento de contraposição ao modelo tradicional, diferentes tendências e abordagens, oferecendo subsídios para compreensão das diferenças e com isso elementos para a constru-ção de propostas alternativas que permitam a superação do modelo escolar tradicional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.