Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem

Auteurs-es

  • Ruben de Oliveira Nascimento Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79

Mots-clés :

Avaliação Escolar, Epistemologia Genética, Metacognição, Psicologia da Aprendizagem

Résumé

Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do Construtivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.

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Publié

2022-02-01

Numéro

Rubrique

Artigo