Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79Mots-clés :
Avaliação Escolar, Epistemologia Genética, Metacognição, Psicologia da AprendizagemRésumé
Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do Construtivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.
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