Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79Palabras clave:
Avaliação Escolar, Epistemologia Genética, Metacognição, Psicologia da AprendizagemResumen
Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do Construtivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.
Descargas
Referencias
BECKER, F. A Epistemologia do Professor. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
______. Aprendizagem: concepções contraditórias. In: Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, UNESP/Marília, v. 1, n.1, 2008, p. 53-73. Disponível em http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Scheme/Vol01Num01-Artigo02.pdf. Acesso em: 02 de setembro de 2008.
BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das ciências biológicas. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, jan/abr de 2007, p. 30-47. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/5/5. Acesso em 12 de outubro de
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. Volume I nº 2 – Jul-Dez/2008 78 http://www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655
BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. (orgs). Como as Pessoas Aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. Tradução: Carlos David Szlak. São Paulo: Editora Senac, 2007.
DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem: revendo conceitos e posições. In: SOUSA, C. P. (org). Avaliação do Rendimento Escolar. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2005, p. 51-79.
FONSECA, V. Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
GONÇALVES, G. S. Q; MAIMONE, E. H. Formam-se professores avaliadores? In: DONATONI, A. R. (org). Avaliação Escolar e Formação de Professores. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 45-72.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 26 ed. Porto Alegre: Editora Medicação, 2006.
______. O Jogo do Contrário em Avaliação. 3 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
LOUREIRO, S. R.; MEDEIROS, P. C. O senso de auto-eficácia de crianças com dificuldades de aprendizagem. In: MARTURANO, E. M.; LINHARES, M. B. M; LOUREIRO, S. R. (orgs). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória
de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo/FAPESP, 2004, p. 179-195.
MOLL, J.; BARBOSA, M. C. S. Construtivismo: desconstituindo mitos, constituindo perspectivas. In: BECKER, F.; FRANCO, S. R. K. (orgs). Revisitando Piaget. Porto Alegre: editora Mediação, 1998, p. 99-117.
PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002, Volume I. RAMOS, M. T. O.; PAGOTTI, A. W. Avaliando o pensamento operatório em futuros professores. In: DONATONI, A. R. (org). Avaliação Escolar e Formação de Professores. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 7-26.
SOUSA, C. P. (org). Avaliação do Rendimento Escolar. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2005.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.