Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem

Autores/as

  • Ruben de Oliveira Nascimento Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79

Palabras clave:

Avaliação Escolar, Epistemologia Genética, Metacognição, Psicologia da Aprendizagem

Resumen

Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do Construtivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BECKER, F. A Epistemologia do Professor. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

______. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

______. Aprendizagem: concepções contraditórias. In: Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, UNESP/Marília, v. 1, n.1, 2008, p. 53-73. Disponível em http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Scheme/Vol01Num01-Artigo02.pdf. Acesso em: 02 de setembro de 2008.

BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das ciências biológicas. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, jan/abr de 2007, p. 30-47. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/5/5. Acesso em 12 de outubro de

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. Volume I nº 2 – Jul-Dez/2008 78 http://www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. (orgs). Como as Pessoas Aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. Tradução: Carlos David Szlak. São Paulo: Editora Senac, 2007.

DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem: revendo conceitos e posições. In: SOUSA, C. P. (org). Avaliação do Rendimento Escolar. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2005, p. 51-79.

FONSECA, V. Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GONÇALVES, G. S. Q; MAIMONE, E. H. Formam-se professores avaliadores? In: DONATONI, A. R. (org). Avaliação Escolar e Formação de Professores. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 45-72.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 26 ed. Porto Alegre: Editora Medicação, 2006.

______. O Jogo do Contrário em Avaliação. 3 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

LOUREIRO, S. R.; MEDEIROS, P. C. O senso de auto-eficácia de crianças com dificuldades de aprendizagem. In: MARTURANO, E. M.; LINHARES, M. B. M; LOUREIRO, S. R. (orgs). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória

de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo/FAPESP, 2004, p. 179-195.

MOLL, J.; BARBOSA, M. C. S. Construtivismo: desconstituindo mitos, constituindo perspectivas. In: BECKER, F.; FRANCO, S. R. K. (orgs). Revisitando Piaget. Porto Alegre: editora Mediação, 1998, p. 99-117.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002, Volume I. RAMOS, M. T. O.; PAGOTTI, A. W. Avaliando o pensamento operatório em futuros professores. In: DONATONI, A. R. (org). Avaliação Escolar e Formação de Professores. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 7-26.

SOUSA, C. P. (org). Avaliação do Rendimento Escolar. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2005.

Publicado

2022-02-01

Número

Sección

Artigo