A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética

Auteurs-es

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312

Mots-clés :

Formação de professores, matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética

Résumé

Tradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica.

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Publié-e

2022-02-07

Numéro

Rubrique

Construção de Conteúdos Escolares e Formação de Educadores