Conhecimento Físico e Construção do Real
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p225-246Mots-clés :
Piaget, Construção do Real, Relativismo CríticoRésumé
O que é o real na construção do real? Quando Piaget trata de construção no livro A construção do real na criança, ele diz que o real existe fora do sujeito, mas que é preciso reconstruí-lo para conquistá-lo. Cada criança deve reinventar as noções e cada criança conhece as mesmas dificuldades que os teóricos tiveram para desenvolver os conheci-mentos.
Téléchargements
Références
complementares. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, 10, 2007. 115-131.
GARCIA, R. El conocimento em construcción. Barcelona: Gedisa, 2000.
GLASERSFELD, E. V. Porquoi le constructivisme doit être radical? In: JONNAIRT,
P.; MASCIOTRA, D. Constructivisme, Choix contemporains, Hommage à Ernst
von Glasersfeld. Québec: Press de l'Université de Québec, 2004.
GUILLAUME, P. L'intelligence sensorio-motrice d'après Jean Piaget. Journal de
Psychologie Normale et Pathologique, 41, 1940. 264-280.
PIAGET, J. La construction du réel chez l'enfant. Neuchâtel-Paris: Delachaux et
Niestlé, 1937.
PIAGET, J. Esprit et réalité. Annuaire de la société suisse de philosophie, 1, 1941. 40-
47.
PIAGET, J. A psicogênese dos conhecimentos e a sua significação epistemológica. In:
PIATELLI-PALMARINI, M. Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem.
Lisboa: Edições 70, 1987.
RECOPÉ, M. Vers un constructivisme enactif. Psychologie Française, 42-1, 1997. 77-
88.
ROTMAN, B. Jean Piaget: Psychologist of the real. New Yourk: Cornel University
Prfess, 1977.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.