É Possível a Prevenção à Violência na Escola? Um Estudo Teórico Comparativo entre o Programa Faustlos e Jogos de Sentimentos Baseados na Epistemologia Genética de Piaget
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1971Mots-clés :
Psicologia Genética; Psicologia Moral; Violência; Afetividade; Programa de PrevençãoRésumé
Agressões físicas e verbais, relações violentas entre crianças e adolescentes parecem já fazer parte do cotidiano das escolas. Diante disso, como fazer para que crianças e adolescentes possam se relacionar sem fazer o uso da violência física ou verbal? Seria possível um programa de prevenção à violência? Visando buscar na literatura de Psicologia Moral as respostas para tais indagações, o presente estudo teórico, de caráter qualitativo, tem por finalidade comparar dois programas que envolvem tais questões: o programa de prevenção à violência Faustlos e o trabalho com sentimentos na escola numa perspectiva piagetiana. Faustlos, uma versão alemã para Projeto americano Second Step. Baseado na teoria cognitivo-comportamental visa desenvolver habilidades sociais e diminuir a incidência de comportamentos antissociais por meio do modelo de outras crianças ou de adultos, de sua experiência pessoal e do reforço a comportamentos desejados. A segunda proposta, baseada na epistemologia e psicologia genética de Jean Piaget, consiste em um trabalho com os aspectos afetivos que permite a manifestação de sentimentos e a construção de valores a partir de situações cotidianas vivenciadas por crianças e adolescentes em contraponto ao projeto Faustlos que prioriza falar de sentimentos em situações fictícias e não necessariamente significativas para a criança no momento da atividade. Trata-se de um estudo bibliográfico em que são elencados os elementos chaves de dois projetos, dentre outros, em contraposição e distinguidas suas principais diferenças e características.
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