A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DO ESTUDANTE E SUAS PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p41-72Mots-clés :
Estudante de Matemática, Construção do conhecimento, Conhecimento matemáticoRésumé
A presente investigação analisou os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem e suas perspectivas para a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental. Na presente abordagem, o foco da pesquisa se direciona para os relatos dos alunos, na intenção de analisar a aprendizagem matemática na concepção do estudante e suas perspectivas para a construção do conhecimento matemático. A pesquisa se configura como qualitativa, fazendo uso da entrevista como instrumento para coleta de dados. Como técnica para apreciação de dados optou-se pela análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados indica que os estudantes se fundamentam numa concepção empirista de conhecimento, sem, contudo, tomar consciência do fato. Esta concepção é fruto de uma construção que emerge do contexto cultural e social do aluno, no qual se pode incluir a escola e a família. O estudo revela que as salas de aula de matemática são constituídas de estudantes que não constroem seu conhecimento e desconhecem as formas de alcançar a autonomia das suas ações. As mudanças no ensino da Matemática precisam acontecer necessariamente na concepção epistemológica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, para que por meio da ação própria, professor e aluno construam suas possibilidades de conhecer
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© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2020
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