CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Orly Zucatto Mantovani de Assis Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Carolina Pasquini Ribeiro Pesquisadora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.07.p127

Palabras clave:

Escola, Construção do conhecimento, Prática Pedagógica democrática

Resumen

A escola existe não apenas para transmitir conhecimentos. Sua finalidade principal é a de promover o desenvolvimento pleno das novas gerações para que se tornem homens livres, moral e intelectualmente autônomos, críticos, íntegros e capazes de contribuírem para a transformação da realidade em que vivem. Para tanto, é responsabilidade da escola propiciar as condições necessárias para que os estudantes sejam protagonistas no processo de construção do conhecimento, e de sua personalidade. Assim sendo, o presente artigo, baseado na conferência do mesmo título, proferida no V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, tem por objetivo esclarecer como é possível propiciar a construção do conhecimento na escola e quais as condições necessárias para que isso aconteça, exemplificando o papel do professor quando a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno. Com vistas a elucidar esse fim, o PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, inspirado na teoria de Jean Piaget, apresenta situações concretas por meio das quais num ambi-ente em que se vivencia uma prática pedagógica democrática, os alunos podem ser os protagonistas da construção do seu conhecimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-10-24

Número

Sección

Artigo