JOGO SEMPRE 12:

OPÇÃO À COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Autores/as

  • Sônia BESSA Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Váldina Gonçalves COSTA Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n1.03.p36

Palabras clave:

intervenção pedagógica; operações aritméticas; jogos.

Resumen

Com aporte teórico na Psicologia Genética, esse estudo de natureza qualitativa, descritivo interpretativo teve como objetivo identificar e analisar as implicações pedagógicas do jogo SEMPRE 12, em contexto de aprendizagem das operações aritméticas. Participaram da intervenção pedagógica 13 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escola municipal da periferia da grande São Paulo, reconhecidos pelos professores com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática. Foram 13 intervenções semanais de 1h30. Os resultados permitiram identificar que a intervenção pedagógica foi eficaz na construção das operações. Os estudantes apresentaram expressivos progressos. A utilização de jogos e desafios mostrou que atividades desse tipo podem atender interesses e necessidades afetivas e cognitivas dos estudantes com ou sem dificuldades de aprendizagem. Os resultados abrem discussão para o papel dos jogos de regras usados no processo interventivo para a aprendizagem matemática no Ensino Fundamental.

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Publicado

2016-10-27

Número

Sección

Artigo