UMA ABORDAGEM SOBRE ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE NO PROCESSO DE INVERSÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Autores/as

  • Denice Aparecida Fontana Nisxota MENEGAIS Unipampa - Bagé-RS
  • Léa da Cruz FAGUNDES UFRGS - Porto Alegre-RS
  • Laurete Zanol SAUER UCS - Caxias do Sul-RS
  • Vanessa da Silva Chaves MORAIS Colégio Militar de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p121-134

Palabras clave:

Aprendizagem; Operações Inversas; Educação Matemática; Reversibilidade; Provas Piagetianas.

Resumen

Este artigo descreve e apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de com-preender a inversão das operações aritméticas, a partir do ponto de vista da abstração reflexio-nante, mediante a aplicação do método clínico piagetiano. Para a sua realização foi aplicada a prova "A Inversão das Operações Aritméticas", apresentada por Piaget, para verificar o nível de abstração reflexionante dos sujeitos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que, dos três sujeitos analisados, um encontra-se no nível IB (concentra-se apenas no conteúdo, sem relacionar as formas de ações, perfazendo apenas abstrações empíricas), enquanto os outros dois sujeitos, no nível III, conseguem refletir sobre o caminho percorrido de n a n’ conseguindo reencontrar n, a partir das reflexões sobre suas coordenações de ações. Portanto, ao realizar a comparação geral entre as três provas, percebeu-se que os sujeitos do nível III adquirem a noção de número, por abstração refletida, considerando o processo do caminho percorrido, da orde-nação e da inversão das operações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 200 p.
______. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre. ArtMed, 2001. 152 p.
______. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. 2ª Ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 296 p.
______. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis: Vozes, 2012. 496 p.
KAMII, C.; DEVRIES, R. O conhecimento físico na educação pré-escolar - implicações da teoria
de Piaget. Porto Alegre: ArtMed, 1991.
MONTANGERO, Jacques; NAVILLE, Danielle Maurice. Piaget ou a inteligência em evolução.
Porto Alegre: ArtMed, 1998. 242 p
PIAGET, J.. [1977] Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações
espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 292 p.
______. [1967] Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
______. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1978. 186p.
PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. p. 238

Publicado

2016-01-31

Número

Sección

Artigo