Interdisciplinaridade na Educação a Distância:

Uma leitura a partir da Epistemologia Genética

Autores/as

  • Simone Bicca Charczuk Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo-RS
  • Rosane Aragón Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p103-129

Palabras clave:

interdisciplinaridade, educação a distância, projeto político pedagógico.

Resumen

Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participação de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre disciplinas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela abertura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, F.
Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-32.
BEILER, A.; LAGE, L. C.; MEDEIROS, M. F. Educação a Distância: novos desafios na virtualidade dos horizontes educacionais. In.: MEDEIROS, M. F.; FARIA,
E. T.(orgs.). Educação a Distância: cartografias pulsantes em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 61-76.
BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2007.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2008.
CASANOVA, P. G. Interdisciplinaridade e complexidade. In: CASANOVA, P.
G. As novas ciências e as humanidades: da academia à política. São Paulo: Boitempo
Editorial, 2006. p. 11-64.
FLORES, T. M. V. Reconstruções convergentes com avanços: a interdisciplinaridade. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, 18(1): 53-60, jan/jul, 1993.
GARCIA, R. Sistemas Complejos: conceptos, método y fundamentación epistemológica
de la investigación interdisciplinaria. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.
GARCIA, R. Interdisciplinariedad y sistemas complejos. In: LEFF, E. (comp.).
Ciencias sociales y formación ambiental. Barcelona: Gedisa, 1994.
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 128
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
GRASSI, A. Educação a distância: contribuições da comunicação social e concepção de interdisciplinaridade. Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.
GRINGS, E. S.; MALLMANN, M. T.; DAUDT, S. I. Ambiente virtual de aprendizagem: uma experiência interdisciplinar no ensino superior. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: UFAL, 2000. v.1. p.351-354.
LEITE, S. P. M. A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais
de aprendizagem: o caso dos projetos do NUTED/UFRGS. Tese de Doutorado em
Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
LEITE, S. M.; BEHAR, P. A. A construção coletiva num grupo interdisciplinar:
um estudo de caso da equipe projetista do ROODA/UFRGS. IV Encontro Iberoamericano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua
Escola, 2005, Lajeado. Disponível em:
<http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho112.pdf>.
Acesso em: 30 maio 2008.
MAY, T. Pesquisa documental: escavações e evidências. In: MAY, T. Pesquisa
social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 205-230.
MENA, M. América latina em la búsqueda de nuevos modelos de Educación a
Distancia. In: MENA, M. (comp.). La Educación a Distancia em América Latina:
modelos, tecnologías y realidades. Buenos Aires: La Crujia, Stella, ICDE – UNESCO, 2004. p. 15-36.
MOORE, M.; KEARLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo:
Thomson Learning, 2007.
NEVADO; CARVALHO; MENEZES. Metarreflexão e a construção da
(trans)formação permanente: estudo no âmbito de um curso de pedagogia a
distância. In: VALENTE, J. A.; BUSTAMANTE, S. B. V. (orgs.). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. p.
83-108.
NEVADO; CARVALHO; BORDAS. Licenciatura em Pedagogia a Distância: guia do
professor. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2006.
OKADA, A. L. P; SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos. X Congresso Internacional de Educação a Distância, ABED 2003. Porto Alegre, Brasil. Disponível em:
<http://people.kmi.open.ac.uk/ale/papers/a04abed2003.pdf>. Acesso em: 25
abr. 2008.
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 129
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PEZZINI, A.A; GRINGS, E. S.; MALLMANN, M. T. Processo cooperativo interdisciplinar de construção de programa de capacitação de professores do ensino
superior em EaD. Colabor@ vol 1, n. 1, agosto de 2001.
PIAGET, J. Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos comuns.
Lisboa: Livraria Bertrand, 1973a.
PIAGET, J. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973b.
PIAGET, J. L’epistemologie des relations interdisciplinaires. In: APOSTEL, L.;
BERGER, G.; BRIGGS, A.; MICHAUD, G. (org.). L'interdisciplinarité: problemes
d'enseignement et de recherche dans les universites. Paris - France, Organization de
Coperation et developpement Économiques, 1972.
Piaget, J. Où va l’éducation? Folio Essais, 1971a.
PIAGET, J. Méthodologie des relations interdisciplinaires. Archives de
Philosophie, 34, 1971b. p. 539-549.
PRETI, O. Bases epistemológicas e teorias em construção na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT, 2002.
SÁ-SILVA, J. R; ALMEIDA, C. D; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas
teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I,
Número I, julho de 2009, p. 1-15.
SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD Online – por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem.
In.: SILVA, Marco (org.). Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 217-230.

Publicado

2014-03-18

Número

Sección

Artigo