ABERTURA DE NOVOS POSSÍVEIS: AÇÃO E COMPREENSÃO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A

Autores/as

  • Analisa Zorzi Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0000-0002-9697-0786
  • Rosane Aragón Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-0307-4457

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p167-198

Palabras clave:

Formação de professores, Pesquisa, Abertura de Novos Possíveis, Trajetórias Cognitivas

Resumen

O artigo apresenta o resultado do estudo sobre os processos de transformação da ação e do pensamento relacionados às discussões e às atividades de pesquisa realizadas em um curso de formação inicial de professores/as. As referências principais utilizadas estão relacionadas ao debate sobre a importância da pesquisa como elemento articulador entre teoria e prática e aos pressupostos teóricos construtivistas de Jean Piaget (1985) sobre a abertura de novos possíveis nas trajetórias cognitivas. Trata-se, assim, de uma investigação inserida no âmbito da pesquisa qualitativa que analisou as produções escritas de estudantes. A análise indica que as trajetórias cognitivas foram marcadas por um processo de aberturas sucessivas de novos possíveis e que a pesquisa como recurso metodológico de desenvolvimento do conhecimento culminou em novas possibilidades de ação e de compreensão e seu potencial de articulação entre teoria e prática.

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Publicado

2024-07-12

Número

Sección

Artigo