AVALIANDO ATITUDES SOBRE DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS (DES)ATUAIS

Autores/as

  • Leticia Backes Schreiner Mestranda em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e psicóloga clínica e na clínica social do Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul (IJRS) https://orcid.org/0000-0002-2910-4124
  • Luciana Karine de Souza Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-9641-6163

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p109-142

Palabras clave:

Direitos Humanos, Universalidade, Instrumentos de Avaliação, Declaração Universal dos Direitos Humanos

Resumen

A Declaração Universal dos Direitos Humanos criada pelas Nações Unidas tem sido um avanço significativo para a humanidade na procura de proteger os direitos fundamentais e garantir a dignidade humana em todo o mundo, para todos os indivíduos. Apesar dos avanços notáveis na garantia destes direitos, a humanidade ainda tem um longo caminho a percorrer. Em 2023, ainda há notícias de violações desses direitos em diferentes áreas e níveis de gravidade – e o Brasil também faz parte dessa realidade. A psicologia tem muito a contribuir para o tema, inclusive desenvolvendo instrumentos capazes de medir atitudes em relação aos direitos humanos e encontrar formas de promovê-los. Utilizando bases de dados internacionais, investigou-se instrumentos que medem as atitudes em relação aos direitos humanos com o conteúdo da Declaração. O Human Rights Questionnaire destacou-se pelos esforços em refletir o conteúdo alvo. A conclusão é que há urgência na criação e validação de um instrumento para o cenário brasileiro capaz de permitir avaliação das atitudes dos cidadãos sobre os direitos humanos.

Referencias

Althof, W. (2015). Just Community Sources and Transformations: A Conceptual Archeology of Kohlberg’s Approach to Moral and Democratic Schooling. In Kohlberg Revisited, Brill. (51–89). https://brill.com/view/book/edcoll/9789463000796/BP000005.xml

Amnesty International (2015). Amnesty International releases new guide to curb excessive use of force by police. In https://www.amnesty.org/en/latest/news/2015/09/amnesty-international-releases-new-guide-to-curb-excessive-use-of-force-by-police/

An-Na’im, A. A. (2016). The Spirit of Laws is Not Universal: Alternatives to the Enforcement Paradigm for Human Rights. Tilburg Law Review, 21(2), 255-274. https://doi.org/10.1163/22112596-02102008

Arves, S. & Braun, J. (2019). On Solid Ground: Evaluating the Effects of Foundational Arguments on Human Rights Attitudes. Hum Rights Rev 20, 181–204. https://doi.org/10.1007/s12142-019-0545-7

Biaggio, A. M. B. (2006). Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. Moderna.

Bataglia, P. U. R., Alves, C. P., Parente, E. M. P. P. R., Lessa, A. S., de França, C. A. P. R., Chiari, C., ... & Toneloti, V. L. (2022). Estudos sobre competência moral: propostas e dilemas para discussão. Editora Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-220-8

Biaggio, A. M. B. (1997). Kohlberg e a “Comunidade Justa”: Promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 10, 47–69. https://doi.org/10.1590/S0102-79721997000100005https://doi.org/10.1037/pac0000085

Biaggio, A. M. B. (2013). Moral judgment and peace: studies with the DIT-2. In: Hutz, C. & Souz, L. K., (Org.). Estudos e pesquisas em psicologia do desenvolvimento e da personalidade: uma homenagem a Angela Biaggio. Casa do Psicólogo, 17-28.

Camino, C., Mendes, M., Penha, A. B. da, Queiroz, P., & Galvão, L. (2019). Representações sociais de direitos humanos de adolescentes brasileiros no contexto sociopolítico de 1998 e 2018. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 11, 25–50. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp.03.p25

Camino, C., Galvão, L., Quirino, G., Moraes, R., Roazzi, A., & Martin, W. L. B. (2007). Direitos humanos, atitude institucional e simpatia ideológica em universitários brasileiros. Estudos de Psicologia, 12, 199–211. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2007000300002

Camino, C. & Luna, V. (2001). Convergências e divergências entre moral e direitos humanos. In: Tosi, G. (Org.). Direitos humanos: história, teoria e prática. Editora Universitária, 321- 335.

Campos, I. C. (2018). Os direitos humanos como mediadores para o desenvolvimento moral de alunos do ensino médio. [dissertação de mestrado]. UNESP. http://hdl.handle.net/11449/180499

Crowson, H. M. (2004). Human Rights Attitudes: Dimensionality and Psychological Correlates. Ethics & Behavior, 14(3), p. 235–253. https://doi.org/10.1207/s15327019eb1403_2

Diaz-Veizades, J., Widaman, K. F., Little, T. D., & Gibbs, K. W. (1995). The measurement and structure of human rights attitudes. The Journal of Social Psychology, 135(3), 313–328. https://doi.org/10.1080/00224545.1995.9713961

Doise, W. (2003). Human rights common meaning and differences in positioning. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 201-210.

Doise, W., Staerklé, C., Clémence, A., & Savory, F. (1998). Human rights and Genevan youth: a developmental study of social representations. Journal of Psychology, 57(2), 86-100.

Duska, R. & Whelan, M. (1994). Teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento moral. In: Duska, R & Whelan, M. (Orgs.). O desenvolvimento moral na idade evolutiva: um guia de Piaget a Kohlberg. Edições Loyola, 53-87.

Ercan, R., & Yaman, T. (2015). Human Rights Attitude Scale: A Validity and Reliability Study. Journal of Education and Training Studies, 3(6), 220-231. http://dx.doi.org/10.11114/jets.v3i6.1031

Getz, I. (1985). Moral reasoning, religion, and attitudes toward human rights. Doctoral dissertation, University of Minnesota.

Hagenaars, P., Plavšić, M., Sveaass, N., Wagner, U., & Wainwright, T. (Eds.). (2020). Human rights education for psychologists. Routledge.

Hirsch Ballin, E. (2015). Human dignity: Culturally different, nevertheless universal: Human rights controversial. Right Now, (December 2015), 6–8.

Inter American Commission on Human Rights (2021). Situação dos direitos humanos no Brasil. OAS.

Kohlberg, L. (1984). Essays on moral development. The psychology of moral development: The nature and validity of moral stages. Harper and Row.

Lind, G. (2012). Moral competence and democratic ways of life. In: W. G. Weber, M. Thoma, A. Ostendorf, & Lynne Chisholm, eds., Democratic competences and social practices in organizations, pp. 62 - 85. Wiesbaden: Spinger VS.

Lind, G. (2013). Thirty years of the moral judgement test: support for the dual-aspect theory of moral development. In: Hutz, C. S. e de Souza, L. K. (Orgs.). Estudos e pesquisas em psicologia do desenvolvimento e da personalidade. Casa do psicólogo, p. 143-170

Lo, Y.L., Leung, Y.W., & Chow, J. (2015). Construction and validation of an instrument measuring attitudes towards human rights of Liberal Studies teachers in Hong Kong. Citizenship, Social and Economics Education, 14, 102 - 87.

Malley-Morrison, K., Caputi, R., Gutowski, E., Campbell, T., Estuar, M. R. E., Akhurst, J., Dalley, M. P., de Souza, L. K., DeSouza, E., Jaafar, J. L. S. B., McCarthy, S., Puri, E., Raj, N., Scruggs, N., Shah, D., & Stevens, M. J. (2015). Engaging moral agency for human rights: Outlooks from the Global South. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology, 21(1), 68–88. https://doi.org/10.1037/pac0000085

McFarland, S.G. (2015). Culture, Individual Differences, and Support for Human Rights: A General Review. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology, 21, 10-27.

Moghaddam, F. M., & Vuksanovic, V. (1990). Attitudes and behavior toward human rights across different contexts: The role of right-wing authoritarianism, political ideology, and religiosity. International Journal of Psychology, 25(4), 455–474. https://doi.org/10.1080/00207599008247877

Narvaez, D., Thoma, S. & Getz, I. (2006). ATHRI Guide: Guide for using the Attitudes toward Human Rights Inventory. University of Notre Dame.

Organização das Nações Unidas (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm

Paz, M., Camino, C., Camino, L., & Pereira, C. (2004). Moral, direitos humanos e participação social. Estudos de Psicologia (Natal), 9, 25–34. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100004

Raaijmakers, Q. A. W., & Van Hoof, A. (2006). Does moral reasoning represent sociomoral structure or political ideology? A further exploration of the relations between moral reasoning, political attitudes, consistency of moral thought, and the evaluation of human rights in Dutch young adults. Social Behavior and Personality: An International Journal, 34(6), 617–638. https://doi.org/10.2224/sbp.2006.34.6.617

Rest, J., Narvaez, D., Bebeau, M., and Thoma, S. (1998). Postconventional moral thinking: A neo-Kohlbergian approach. Mahwah, NJ.

Rique, J., Camino, C. P. dos S., Moreira, P. de L., & Abreu, E. L. de. (2013). Julgamento moral de jovens em diferentes contextos políticos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 65(2), 243–257. Rodrigues, A. (2010). Psicologia social. Vozes.

Silva, M. E. F. da, & Bataglia, P. U. R. (2020). Mapeamento da produção científica brasileira sobre segmentação moral pelo estado da arte. Psicologia Argumento, 38(101), 524–547. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO07

Streiner, D. (2003). Starting at the Beginning: An Introduction to Coefficient Alpha and Internal Consistency. Journal of Personality Assessment, 80(1), 99-103. https://doi.org/10.1207/S15327752JPA8001_18

Vega, C. C., Aranaz, M. F., & McPherson, J. (2019). Bringing human rights to social work: Validating culturally appropriate instruments to measure rights-based practice in Spain. International Social Work, 62(5), 1343–1357. https://doi-org.ez45.periodicos.capes.gov.br/10.1177/0020872818777799

Weyers, S., & Köbel, N. (2015). The Understanding of Human Rights and Rule of Law from the Perspective of Kohlberg’s Theory. In Kohlberg Revisited. Brill. https://brill.com/view/book/edcoll/9789463000796/BP000013.xml

Publicado

2024-07-12

Número

Sección

Artigo