TRIBUTO ACRÔNICO À EMILIA FERREIRO (1936 – 2023): UMA VIGÊNCIA REVOLUCIONÁRIA PARA A ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p242-255Palabras clave:
Conceptualização da língua escrita, Alfabetização inicial, Desenvolvimento infantil, ConstrutivismoResumen
Homenagem atemporal à Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi. Popularmente conhecida como Emilia Ferreiro, a autora mulher que revolucionou a área da Educação com seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita, evidenciando a alfabetização como ato investigativo. De forma sucinta, busco apresentar a biografia, um pouco da trajetória acadêmica e a proeminência de sua produção bibliográfica acerca do tema da aquisição da língua escrita, no Brasil e no mundo.
Descargas
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. PRALER. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/praler/tp/tp1.pdf. Acesso em: 19 jan. de 2016.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização. Brasília: A Secretaria, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26 ed., Cortez: São Paulo, 2018. (Originalmente publicado em 1981, e pela primeira vez no Brasil em 1985).
FERREIRO, Emilia. Alfabetización digital: ¿De qué estamos hablando? Educ. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 2, p. 423-438, ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200014. Acesso em: 21 jun. 2018.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Originalmente publicado em 1992).
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1998. (Originalmente publicado em 1986).
FERREIRO, Emilia. Luria e o desenvolvimento da escrita na criança. Cadernos de Pesquisa. n. 88, 1994. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/918. Acesso em: 16 jan. 2024.
FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos De Pesquisa, (52), 7–17. 1985. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357. Acesso em: 16 jan. 2024.
FERREIRO, Emilia. (Org.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. (Obra original publicada em 1982).
FERREIRO, Emilia; PALACIO, Margarida Gomes (coord.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Tradução de Maria Luiza Silveira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FERREIRO, Emilia; KRISCAUTZKY, Marina. Evaluar la confiabilidad de la información en Internet: cómo enfrentan el reto los nuevos lectores de 9 a 12 años. Perfiles educativos, México, v. 40, n. 159, p. 16-34, mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185- 26982018000100016&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2018.
FERREIRO, Emilia; KRISCAUTZKY, Marina. La confiabilidad de la información en Internet: criterios declarados y utilizados por jóvenes estudiantes mexicanos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 913-934, dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121511. Acesso em: 21 jun. 2018.
FERREIRO, Emilia; PALACIO, Margarida Gomes (coord.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Tradução de Maria Luiza Silveira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999. (Originalmente publicado em 1979, disseminado no Brasil pela primeira vez em 1984).
FERREIRO, Emilia; ZEN, Giovana Cristina. Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 18, n. 49, e10975, 2022 . Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10975. acessos em 17 jan. 2024. Epub 04-Jul-2023. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10975.
SÃO PAULO. Coordenação do Programa Ler e Escrever. Programa Ler e Escrever. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação; Secretaria da educação, s.d (a). Disponível em:
http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/InternaPrograma.aspx?alkfjlklkjaslkA=260&man udjsns=0 Acesso em: 17 jan. 2016.
SÃO PAULO. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Letra e Vida. São Paulo: Secretaria da educação, s.d (b). Disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/projeto-letra-e-vida/. Acesso em: 17 jan. 2024.
SASSO, Bruna Assem. Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações educacionais e epistemológicas. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2022.
SASSO, Bruna Assem. Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações epistemológicas e educacionais. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2021.
SASSO, Bruna Assem. Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2020.
SASSO, Bruna Assem. Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.
SASSO DOS SANTOS, Bruna Assem; DONGO MONTOYA, Adrian Oscar. Construtivismo e alfabetização no Brasil: o passado e futuro das novas ideias. In: SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; SOUZA, Lilian Pacchioni Pereira de; SARAVALI, Eliane Giachetto. As pesquisas piagetianas na educação: contribuições do passado, desafios atuais e perspectivas futuras. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.