TRIBUTO ACRÔNICO À EMILIA FERREIRO (1936 – 2023): UMA VIGÊNCIA REVOLUCIONÁRIA PARA A ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p242-255Keywords:
Conceptualização da língua escrita, Alfabetização inicial, Desenvolvimento infantil, ConstrutivismoAbstract
Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi’s obituary. Popularly known as Emilia Ferreiro, the female author who revolutionized the field of Education with her studies on the written language’s psychogenesis. Briefly, I seek to presente the biography, a little of trajectory’s academic and the prominence os this bibliographical production on the subject of written language’s acquisition, in Brazil and around of the world.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. PRALER. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/praler/tp/tp1.pdf. Acesso em: 19 jan. de 2016.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização. Brasília: A Secretaria, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26 ed., Cortez: São Paulo, 2018. (Originalmente publicado em 1981, e pela primeira vez no Brasil em 1985).
FERREIRO, Emilia. Alfabetización digital: ¿De qué estamos hablando? Educ. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 2, p. 423-438, ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200014. Acesso em: 21 jun. 2018.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Originalmente publicado em 1992).
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1998. (Originalmente publicado em 1986).
FERREIRO, Emilia. Luria e o desenvolvimento da escrita na criança. Cadernos de Pesquisa. n. 88, 1994. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/918. Acesso em: 16 jan. 2024.
FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos De Pesquisa, (52), 7–17. 1985. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357. Acesso em: 16 jan. 2024.
FERREIRO, Emilia. (Org.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. (Obra original publicada em 1982).
FERREIRO, Emilia; PALACIO, Margarida Gomes (coord.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Tradução de Maria Luiza Silveira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FERREIRO, Emilia; KRISCAUTZKY, Marina. Evaluar la confiabilidad de la información en Internet: cómo enfrentan el reto los nuevos lectores de 9 a 12 años. Perfiles educativos, México, v. 40, n. 159, p. 16-34, mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185- 26982018000100016&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2018.
FERREIRO, Emilia; KRISCAUTZKY, Marina. La confiabilidad de la información en Internet: criterios declarados y utilizados por jóvenes estudiantes mexicanos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 913-934, dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121511. Acesso em: 21 jun. 2018.
FERREIRO, Emilia; PALACIO, Margarida Gomes (coord.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Tradução de Maria Luiza Silveira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999. (Originalmente publicado em 1979, disseminado no Brasil pela primeira vez em 1984).
FERREIRO, Emilia; ZEN, Giovana Cristina. Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 18, n. 49, e10975, 2022 . Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10975. acessos em 17 jan. 2024. Epub 04-Jul-2023. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10975.
SÃO PAULO. Coordenação do Programa Ler e Escrever. Programa Ler e Escrever. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação; Secretaria da educação, s.d (a). Disponível em:
http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/InternaPrograma.aspx?alkfjlklkjaslkA=260&man udjsns=0 Acesso em: 17 jan. 2016.
SÃO PAULO. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Letra e Vida. São Paulo: Secretaria da educação, s.d (b). Disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/projeto-letra-e-vida/. Acesso em: 17 jan. 2024.
SASSO, Bruna Assem. Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações educacionais e epistemológicas. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2022.
SASSO, Bruna Assem. Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações epistemológicas e educacionais. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2021.
SASSO, Bruna Assem. Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2020.
SASSO, Bruna Assem. Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.
SASSO DOS SANTOS, Bruna Assem; DONGO MONTOYA, Adrian Oscar. Construtivismo e alfabetização no Brasil: o passado e futuro das novas ideias. In: SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; SOUZA, Lilian Pacchioni Pereira de; SARAVALI, Eliane Giachetto. As pesquisas piagetianas na educação: contribuições do passado, desafios atuais e perspectivas futuras. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.