MECANISMOS COGNITIVOS, LÓGICA DAS SIGNIFICAÇÕES E LÓGICA OPERATÓRIA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Autores/as

  • Carlos Eduardo de Souza Gonçalves Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Francismara Neves de Oliveira Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p158-199

Palabras clave:

Mecanismos Cognitivos, Lógica das Significações, Lógica Operatória, Desenvolvimento Cognitivo

Resumen

Apresenta-se nesse ensaio teórico parte da discussão teórica da tese de doutorado do primeiro autor, orientado pela segunda autora, defendida em 2022. O texto articula relações entre mecanismo cognitivo de tomada de consciência, de abstração, lógica operatória, lógica das significações, mecanismo cognitivo de construção do possível e do necessário, de generalização e de equilibração, para uma compreensão sistêmica do desenvolvimento cognitivo. Objetiva discutir de modo integrado, conceitos centrais da teoria piagetiana e contribuir com o avanço das pesquisas desenvolvidas pela comunidade de estudantes e pesquisadores da área, concentrando conceitos complexos, abstratos e extensos, dificilmente apresentados em um único texto por Jean Piaget e seus colaboradores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

CAUSALIDADE. In: ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.124.

BETH, E.; PIAGET, J. Epistémologie mathématique et Psychologie. Paris: PUF, 1961.

BOVET, P. Vingt ans de vie: l´Institut J. J. Rousseau de 1912 à 1932. Neuchâtel Paris: Delachaux et Niestlé, 1932.

DUCKITT, J. H. The social psychology of prejudice. New York: Praeger, 2019.

GONÇALVES, C. E de S. Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico: um estudo embasado no aporte teórico da Epistemologia Genética. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000236162. Acesso em: 28 set. 2022.

INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaios sobre a construção das estruturas operatórias formais. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira, 1970/1976.

INTENSIVIDADE. In: ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.577-578

LIMA FILHO, A.; REBOUÇAS, F. A. O pensamento formal em Piaget: gênese, estruturação e equilibração. Goiânia: Dimensão, 1988.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Marion Merlone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1975/1976a.

_______. A tomada de consciência. Trad. Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, 1974/1977.

_______. Abstração reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Trad. Fernando Becker, Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977/1995.

_______. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Trad. Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1967/1973b.

_______. Ensaio de lógica operatória. Trad. Maria Ângela Vinagre de Almeida. São Paulo: Globo, 1949/1976b.

_______. Estudos sociológicos. Trad. Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Forense, 1965/1973a.

_______. Fazer e compreender. Trad. Christina Larroudé de Paula Leite. São Paulo: Melhoramentos, 1974/1978.

_______. Investigaciones sobre la generalización: estudios de epistemologia y psicologia genéticas. Trad. Fabienne Brandu. México: Premia, 1978/1984.

_______. O Possível e o Necessário. Vol. 1: evolução dos possíveis na criança. Trad. Bernardina Machado de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983/1985a.

_______. O Possível e o Necessário. Vol. 2: evolução dos necessários na criança. Trad. Bernardina Machado de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983/1985b.

_______. Psicologia da Inteligência. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1967/1979.

_______. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Trad. Cláudio J. P. Saltini, Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak, 1954/2014.

PIAGET, J.; GARCIA, R. Hacia uma lógica de significaciones. Trad. Emilia Ferreiro. Barcelona: Ed. Gedisa, 1987/1997.

PIAGET, J.; INHELDER, B. Gênese das estruturas lógicas elementares. Trad. Álvaro Cabral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1959/1983.

_______. A psicologia da criança. Trad. Octavio Mendes Cajado. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1966/1994.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z.. Piaget segundo seus próprios argumentos. Psicologia USP, v. 21, p. 11-30, 2010.

SCHUBRING, G. A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 15, n. 18, p. 26-52, 2002

Publicado

2023-02-24

Número

Sección

Artigo