EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Leandra Lúcia Moraes Couto Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Professora voluntária da UFES
  • Heloisa Moulin de Alencar Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), e Professora Titular da UFES.

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157

Palabras clave:

Educação em valores morais, Psicologia, Desenvolvimento Humano, Formação, Escola

Resumen

Neste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALENCAR, H. M. et al. Educação em valores morais: uma análise de três experiências no Espírito Santo. MENIN, M. S. S.; BATAGLIA, P. U. R.; ZECHI, J. A. M. Projetos bem-sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortez, 2013, p. 238-272.

ALENCAR, H. M. et al. Educação em valores morais: juízos de profissionais no contexto escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 255-264, 2014.

ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S. A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 3, p. 633, 2019.

ARAÚJO, U. F. O ambiente escolar cooperativo e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal. ETD - Educação Temática Digital, v. 2, n. 2, p. 1–12, 2001.

ARAÚJO, U. F. A construção social e psicológica dos valores. In: ARANTES, V. A. (Org.). Educação e valores: Pontos e contrapontos. 2a ed. São Paulo: Summus, 2007, p. 17-64.

ARAÚJO, U. F. Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.

ARAÚJO, U. F.; AQUINO, J. G. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.

ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Pontuando e contrapondo. In: ARANTES, V. A. (Org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. 2a ed. São Paulo: Summus, 2007, p.107-139.

ARAUJO, U. F. et al. O uso de tecnologias educacionais na formação de professores para conteúdos de ética e cidadania: o curso de especialização semipresencial em "etica, valores e cidadania na escola". International Studies on Law and Education, n. 19, p. 37-46, 2015.

BARRIOS, A.; MARINHO-ARAUJO, C. M.; BRANCO, A. U. Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 1, p. 90-99, 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos Temas Transversais: Ética. Vol. 8, 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF; MEC; CONSED; Undime, 2017.

BRASIL. Lei Nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13663.htm

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. 2a ed. Brasília: CFP, 2019.

COUTO, L. L. M.; ALENCAR, H. M. Educação moral no ensino fundamental: prática docente de ensino da justiça. Psico, v. 46, n. 1, p. 90-100, 2015.

COUTO, L. L. M. Educação em valores morais no ensino fundamental: levantamento de experiências e intervenção com educadores. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 2019.

COUTO, L. L. M.; ALENCAR, H. M. Furto no contexto escolar: juízos de professoras sobre práticas docentes no ensino fundamental. Revista de Educação PucCampinas, v. 24, n. 1, p. 35-53, 2019.

CORTINA, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania (LEITE, S. C., trad.) São Paulo: Edições Loyola, 2005.

CRISTI, M. A. A.; GARCÍA, X. M. Educación moral en Sudamérica: un sistema pedagógico de transversalidad. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-19, 2018.

GARCÍA, M. X.; PUIG, J. M. As sete competências básicas para educar em valores. São Paulo: Summus, 2010.

GOERGEN, P. Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educação e Sociedade, v. 28, n. 100 (especial), p. 737-762, 2007.

GRIZOTES, B. M. C.; FRICK, L. T. Escolas cívico-militares e o desenvolvimento da moralidade. Revista Schème, v. 13, n. 2, p. 63-92, 2021.

HÖFFE, O. Valores em instituições democráticas de ensino. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 463-479, 2004.

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Spain: Desclée de Brouwer, 1992.

LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE, Y. A deliberação moral: dimensões intelectuais e afetivas. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 24, n. 1, p. 5-14, 2019.

LA TAILLE, Y. A escola e os valores: a ação do professor. In: LA TAILLE, Y.; JUSTO, J. S.; PEDRO-SILVA, N (Org.). Indisciplina, disciplina: ética, moral e ação do professor. 5a. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013, p 5-28.

LEPRE, R. M. Por que estudar a moralidade humana e seus possíveis desdobramentos? In: MARTINS, R. A.; CRUZ, L. A. N. (Org.). Desenvolvimento sócio moral e condutas de risco em adolescentes. Campinas: Mercado das Letras, 2015, p. 9-24.

MARQUES, C. A. E.; TAVARES, M. R.; MENIN, M. S. S. Valores sociomorais. Americanas, SP: Adonis, 2017.

MENIN, M. S. S.; BATAGLIA, P. U. R.; ZECHI, J. A. M. Projetos bem-sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortez, 2013.

MENIN, M. S. S. et al. Os fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras: representações de educadores. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 1, p. 133-155, 2014.

MENIN, M. S. S. et al. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: Contribuições para o cotidiano da escola. Rev. Educ. PUC-Camp, v. 22, n. 1, p. 1-17, 2017.

MIDGETTE, A. J. et al. Using Lesson Study in teacher professional development for domain-based moral education. Journal of Moral Education, v. 47, p. 1-21, 2018.

MÜLLER, A.; ALENCAR, H. M. Educação moral: o aprender e o ensinar sobre justiça na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 453-468, 2012.

NUCCI, L. Nice is not enough: Facilitating moral development. New Jersey: Pearson, 2009.

NUCCI, L.; CREANE, M.; POWERS, D. W. Integrating moral and social development within middle school social studies: a social cognitive domain approach. Journal of Moral Education, v. 44, p. 479–496, 2015.

PEREIRA, T. R.; BRONZATTO, M.; CAMARGO, R. L. O trabalho com os conflitos interpessoais na escola na perspectiva construtivista. Revista Travessias, v. 10, n. 3, p. 41-66, 2016.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In: MACEDO, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996, p. 1-36.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998a.

PUIG, J. M. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. (FUZATTO, A. V., Trad.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998b.

PUIG, J. M. Aprender a viver. In: ARANTES, V. A. (Org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. 2a ed. São Paulo: Summus, 2007, p. 65-106.

PUIG, J. M. et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo: Moderna, 2000.

SILVA, I. A. Concepções de educação moral de professores do ensino fundamental: analises a partir de uma atividade formativa desenvolvida na escola. 2018. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, 2018.

TOGNETTA, L. R. P. et al. Um panorama geral da violência na escola – e o que se faz para combatê-la. Vol. 1. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. É possível superar a violência na escola? Construindo caminhos pela formação moral. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.

VINHA, T. P. et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 64, p. 96-127, 2016.

ZECHI, J. A. M.; FRICK, L. T.; MENIN, M. S. S. Educação para a convivência ética: uma emergência. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 3, p. 1123-1148, 2021.

Publicado

2023-02-24

Número

Sección

Artigo