A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO

Authors

  • Heloisa Braga dos Santos Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora do quadro efetivo do município de Araquari, SC
  • Francismara Neves de Oliveira Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213

Keywords:

Psicologia Moral, Escolas Cívico-Militares, Clima Escolar, Valores Sociomorais

Abstract

The movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January  2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S. A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil. Revista Brasileira de Polí-tica e Administração da Educação - Periódico científico editado pela

ANPAE, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 633, dez. 2019. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/96283. Acesso em: 05 dez. 2021.

ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S.; FERREIRA, N. S. R. A expansão dos colégios militares em Goiás e a diferenciação na rede estadual. Revista Retratos da Escola, Bra-sília, v. 12, n. 23, p. 271-287, jul./out. 2018. Disponível em: http//www.es-force.org.br. Acesso em: 01 dez. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Publicação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf

BRASIL, Decreto nº 9.465, de 2 de janeiro de 2019, Ministério da Educação, Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/decreto-9465-janeiro-2019-ensino-militar.pdf Acesso em: 17 nov. 2021.

BRASIL, Decreto Nº 10.004, de 5 de setembro de 2019. Institui o Programa Naci-onal das Escolas Cívico-Militares. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 173, p. 2-3, 6 set. 2019b

BRITO, E. P. E; REZENDE, M. P. Disciplinando a vida, a começar pela escola”:

a militarização das escolas públicas do estado da Bahia. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 844 - 863, set./dez. 2019. Acesso em: 17 nov. 2021

ESCOLAS cívico-militares: seriam uma boa alternativa para a educação em valores sociais e morais? Carta Aberta, 2019. Disponível em https://www.fe.uni-camp.br/pf-fe/noticia/5912/carta-pesquisadores-psicologia-educacional-esco-las-militares.pdf.

CARVALHO, A. A. P de; ZIENTARSKI, C; RECH, H. L. Escolas cívico-militares: estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro. Educação, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 1-15, jan-dez. 2022 | e-36739

GRIZOTES, B. M. C; FRICK, L. T. ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O DESEN-VOLVIMENTO DA MORALIDADE. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marilia, SP. v. 13 N2, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12836. Acesso em: 10 dez. 2021.

LA TAILLE, Y. de (2006). Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. et al,. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 22(1):1-17, jan./abr., 2017

MORO, Adriano, rA construção e as evidências de validade de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar / Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas: 2018

MORO, A. A avaliação do clima escolar no Brasil: construção, testagem e vali-dação de questionários avaliativos. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Escolas Cívico-Militares. Curi-tiba, PR: SEED/PR, 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/colegios_civico_militares. Acesso em: 17 nov. 2021

PIAGET, J. O Juizo Moral na Criança. São Paulo; Summus, 1994 (1932)

SANTOS, C. de A. et al. Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 580, dez. 2019. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/99295. Acesso em: 05 dez. 2021.

VINHA, T. P.; NUNES, C. A. A.; SILVA, L. M. F.; VIVALDI, F. M. C.; MORO, A. Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática. 1. ed. Americana: Adonis, 2017.

VINHA, T. P. et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional - EAE, São Paulo, v.27, n.64, p. 96-127, jan./abr. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/in-dex.php/eae/article/view/3747 . Acesso em: 05 dez. 2021.

VINHA, T. P., NUNES, C. A. Inclusão de Educação Moral e Cívica nos currículos não vai tornar alunos mais éticos. Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional. Outubro, 2018.

VINHA, T. P. Os conflitos interpessoais na relação educativa. 2003. Tese (Dou-torado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Cam-pinas, 2003.

VINHA, T. P; NUNES, C. A. A;. MORO, A. CONTEMPORANEIDADE E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA Schème. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marilia, SP. v 11. 2019. Disponivel em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8904. Acessado em 29 de set. 2020.

Published

2024-01-08

Issue

Section

Artigo