Representações e construção do conhecimento

Authors

  • Adrián Oscar Dongo Montoya Professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília-SP). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE).

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p134-152

Keywords:

Representação Imaginética, Representação Conceitual, Epistemologia Genética, Conhecimento, Piaget

Abstract

O presente estudo tem o objetivo de mostrar o conceito de representação na obra de Piaget. Para isso, distinguiremos, inicialmente, os dois modos clássicos de representação: a representação imagética ou imagem mental, que evoca de modo figurativo os objetivos e a representação conceitual, que age enquanto sistema de transformações sobre os objetos. Mostraremos a seguir o novo conceito que adquire a representação imagética na pesquisa contemporânea, particularmente nas pesquisas de Piaget. Nessa perspectiva analisaremos as singularidades que adquirem ambas as formas de representação em função das suas origens comuns e nos seus desenvolvimentos recíprocos. Analisaremos então as interações que ocorrem entre essas duas formas de representação, sobretudo as interações que visam à evolução tanto da imagem quanto dos conceitos e noções. Finalmente, analisaremos o papel da representação imagética no desenvolvimento do conhecimento na criança.

References

DONGO-MONTOYA, A.O. Linguagem e pensamento: percurso piagetiano de investigação. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 11, n.1, p. 119-127, 2006a

______ Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 23.2006, Águas de Lindóia. Anais: Educação e Inclusão Social. Campinas, FE/UNICAMP, 2006b. p. 164-190.

______ Piaget: Imagem mental e construção do conhecimento. São Paulo, EDUNESP, 2005.

______ Implicações da pesquisa psicogenética para a educação. In: CARRARA, K. (org). Introdução à psicologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

______ Do pensamento e da linguagem na obra de Piaget: apontamentos sobre o significado dos períodos da sua investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 20. 2003, Águas de Lindóia. Anais: PROEPRE 20 anos. Campinas: FE/UNICAMP/2003.

______ Continuidade e descontinuidade no desenvolvimento psicológico. Máthesis, Jandaia do Sul, p. 53 – 69, 2000.

______ l’image mental et la construction de la pensée chez l’enfant. Bulletin de Psychologie. Paris, set. 1998.

______ Piaget e a criança favelada. Rio de janeiro, Vozes, 1996.

______ Reconstruction de la capacité de représentation des enfants marginalisés: une recherche d’intervention. Actes du colloque Internacional de Psycologie Genetique Cognitive e Echec scolaire. Institut de Psychologie – Université LUMIÈRE –Lion 2, jan/jun 1994.

PAULUS, J. A Função Simbólica e a Linguagem. Rio de Janeiro, El dorado/EPUSP, 1975.

PIAGET, J. O pensamento e a linguagem na criança. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

______ Nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro. Zahar, 1978.

______ A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de janeiro, Guanabara-Koogan, 1978.

______ A Explicação em Psicologia e o Paralelismo Psico-fisiológico. In: Fraisse, P; Piaget, J. Tratado de Psicologia Experimental. Vol. I. Rio de Janeiro, Forense, 1969.

______ Abstração reflexionante. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

______ Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, Forence Universitária, 2002.

______ Le rôle de l’imitation dans la formation de la representation. Evolution psychiatrique. 1962, t. 27, fasc; 1 p. 141-150.

______ Les theories de l’imitation. In: Cahiers de pédagogie experimentale et de psychologie de l’enfant , no. 6 , Université Genêve-Institut des sciences de l’education, 1935. Volume I nº 1 – Jan/Jun, 2008 152

http://www.marilia.unesp.br/scheme

______ L’image mentale et la representation imagée chez l’enfant. Bulletin de psychologie. 1959, t.12, p. 264-269; 574-576; 724-727; 806-807; 857-860. (curso dado na Sorbonne de 1958 a 1959).

______ The development of mental imagery. In: Piaget rediscovered: a report of the conference on cognitive studies and curriculum devepment, March 1964, Ed. Richard E, Ripple and Verne - Ithaca NY: School of Cornell University, 1964, p. 21-23 (publicação original em língua inglesa).

______ The role of action in the development of thinking. In: Advances in research and theory. Ed. Willis F. Overton, Jeanette M. Gallagher. Vol.1 cap. 2, p. 17-42.

______ Les relations entre le sujet et l’objet dans la connaissance physique. In: Piaget(org): Logique et connaissance scientifique. Dijon, Gallimard, 1967.

PIAGET, J; INHELDER, B. A imagem mental na criança: Estudo sobre o desenvolvimento das representações imagéticas. Porto, Livraria Civilização, 1977.

PIAGET, J; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993. (Primeira edição: La representation de l’espace chez l’enfant. Paris, PUF, 1948).

PIAGET, J; INHELDER, B. Memoire et intelligence, Paris, PUF, 1968.

PIAGET, J; INHELDER, B. Les imagens mentales, in: P. Fraisse, J. Piaget, Traté de psychologie expérimentale, Vol. 7, Paris, PUF, 1963, 65-108.

PIAGET, P; INHELDER, B. La psychologie de l’enfant. Paris, P.U.F. 1966.

PIAGET. J; INHELDER.B. O desenvolvimento das quantidades físicas na criança. Rio de janeiro, Zahar, 1975.

PIATELLI, M - PALMARINI. Teorias da linguagem - teorias da aprendizagem: O debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. São Paulo, Cultrix- EDUSP, 1983.

POCKER, R. Troca simbólica e desenvolvimento cognitivo em crianças surdas: uma proposta de intervenção educacional. 2001. Tese (Doutorado em Educação). FFC, UNESP, Marília, 2001.

OLERON, P. e HERRON, H. L’acquisition des conservations et le langage. Etude comparative sur des sourds et entendants. Enfance, 1961, n. 14, p. 203-219.

RODRIGUES, B. I. Desenvolvimento da noção temporal por meio da narrativa oral segundo a teoria piagetiana. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). FFC, UNESP, Marília, 2000.

RAMOZZI - CHIOROTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo, Ática, 1984.

______ Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo, EPU, 1988.

SINCLAIR, H. Acquisition du langage et developpment de la pensée. Paris, DUNOD, 1967.

Published

2011-04-29

Issue

Section

Artigo