IMPLICAÇÃO SIGNIFICANTE E A ESTRUTURAÇÃO LÓGICO-MATEMÁTICA DO SUJEITO SOBRE O REAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p154-198Keywords:
Implicação significante, Implicação lógica, Operações lógico-matemáticasAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar elementos na obra de Jean Piaget que nos permitam analisar como a implicação significante é central na passagem da ação sobre a experiência sensível para as operações lógico-matemáticas. Em particular, analiso, do ponto de vista psicogenético, como é a passagem da implicação significante, realizada no nível psicológico, para a implicação lógica, realizado no nível das operações lógicas. Uma de nossas conclusões centrais é de que a implicação significante é, do ponto de vista psicogenético, necessária para as implicações lógicas, como a implicação material.
Downloads
References
FERRAZ, A. A. Como é possível o conhecimento matemático? As estruturas lógico-matemáticas a partir da Epistemologia Genética. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
FERREIRA, R. dos R. Sobre o uso da função proposicional e sua gênese segundo a Epistemologia Genética. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Filosofia/Dissertacoes/ferreira_rr_me_mar.pdf. Acesso em: 11 jun. 2018.
FERREIRA, R. dos R. Implicação significante e a ação do sujeito sobre a experiência sensível. Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica, Volume 7, Número 1, jan-jul, 2020. Disponível em:
https://periodicos.unir.br/index.php/clareira/article/view/5899/3682
FERREIRA, R. dos R; TASSINARI, R. P. Piaget e a predicação universal. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
FERREIRA, R. dos R. Sobre o significado da função proposicional no Tractatus de Wittgenstein. 2014. 288 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filoso-fia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, Campinas, 2016. Disponí-vel em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305716?mode=full.Acesso em: 11 jun. 2018.
GRANGER, G. G. Langages et epistémologie. Paris: Klincksieck, 1979.
HEGENBERG, L. A lógica e a teoria de Jean Piaget: a implicação significante. Psicologia-USP, v. 2, n. 1-2, p. 25-32. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34440. Acesso em: 19 jun. 2018.
PESSOA, K. B. C. O problema do paralelismo psicofisiológico segundo a Epistemologia Genética. Marília, 2014. 93p. Dissertação (mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Posgraduacao/Filosofia/Dissertacoes/pessoa_kbc_me_mar.pdf. Acesso em: 28 jan 2019.
PIAGET, J. The child’s conception of physical causality. Tradução de M. Gabain do original francês La causalité physique chez l'enfant (1927). London: Harcourt Brace & Company, 1930.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução de Álvaro Cabral do original francês La naissance de l’intelligence chez l’enfant (1936). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Tradução de Álvaro Cabral do original francês La construction du réel chez l'enfant (1937). Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica do original francês La genèse du nombre chez l’enfant (1941). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral do original francês La formation du symbole chez l’enfant: imitation, jeu et rêve, image et représentation (1945). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. Traité de logique: essai de logistique opératoire. Paris: A. Colin, 1949.
PIAGET, J. La pensée physique. In: Introduction à l’épistémologie génétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.
PIAGET, J. La pensée mathématique. In: Introduction à l’espitémologie généti-que. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.
PIAGET, J.; INHELDER, B. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. Tradução de Dante Mo-reira Leite do original francês De la logique de l’enfant à la logique de l’adolescent: essai sur la construction des structures opératoires formelles (1955). São Paulo: Pioneira, 1976.
PIAGET, J; BETH, W. E.; MAYS, W. Épistémologie génétique et recherche psychologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.
APOSTEL, L., MAYS, W., MORF, A., PIAGET, J. Les liaisons analytiques et synthétiques dans le comportement du sujet. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.
BETH, E. W.; PIAGET, J. Épistemologie mathématique et psychologie: essai sur les relations entre la logique formelle et la pensée réelle. Paris: Presses Universi-taires de France, 1961.
PIAGET, J. Les mécanismes perceptifs: modèles probabilistes, analyse généti-que, relations avec l’intelligence. Paris: Presses Universitaires de France, 1961.
PIAGET, J. A explicação em psicologia e o paralelismo psicofisiológico. In: PIAGET, J.; FRAISSE, P. Tratado de psicologia experimental. Vol. 1. Tradução de Eliseu Lopes do original francês L'explication en psychologie et le parallélisme psychophysiologique (1963). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1968, p. 121 – 152.
PIAGET, J.; FRAISSE, P. Tratado de psicologia experimental. Vol. 1. Tradução de Eliseu Lopes do original francês Traité de psychologie expérimentale (1963). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1968.
PIAGET, J. et al. A imagem mental na criança: um estudo sobre o desenvolvimento das representações imagéticas. Tradução de António Couto Soares do original francês L’image mentale chez l’enfant: étude sur le développment des représentations imagées (1966). Porto: Civilização, 1977.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognitivos. Tradução de Francisco Guimarães do original francês Biologie et connaissance: essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs (1967). Petrópolis: Vozes, 1973.
PIAGET, J. et al. Les théories de la causalité. Paris: Presses Universitaires de France, 1971. (Études d'Épistémologie Génétique)
PIAGET, J.; GARCIA, R. Les explications causales. Paris, Presses Universitaires de France, 1971.
PIAGET, J. Ensaio de Lógica Operatória. Tradução de Maria Ângela Vinagre de Almeida do original francês Essai de logique opératoire (1972). Porto Alegre: Globo, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.
PIAGET, J. et al. A tomada de consciência. Tradução de Christina Larroudé de Paula Leite do original francês La prise de conscience (1974). São Paulo: Melho-ramentos; Ed. Universidade de São Paulo, 1977.
PIAGET, J. et al. Réussir et comprendre. Paris: Presses Universitaires de France, 1974.
PIAGET, J. et al. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos; Ed. da Uni-versidade de São Paulo, 1978.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do de-senvolvimento. Tradução de Álvaro Cabral do original francês L’équilibration des structures cognitives: problème central du développement (1975). Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. Essai sur la nécessité. In: Archives de psychologie, 175(45), 235-251. 1977.
PIAGET, J. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das re-lações espaciais. Tradução de Fernando Becker e Petronilha G. da Silva do original francês Recherches sur l’abstraction réfléchissante (1977). Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, J. O possível e o necessário: evolução dos necessários na criança. Tradução de Bernardina Machado de Albuquerque do original francês Le possible et le necessaire: l’évolution du necessaire chez l’enfant (1983). Porto Alegre: Ar-tes Médicas, 1986.
PIAGET, J. Hacia una logica de significaciones. (Primeira parte). Tradução de Emília Ferreira do original francês Vers une logique des significations (1987). Barcelona: Editorial Gedisa, 1997.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget: modelo e estrutura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Causalidade e operações em Piaget. Ciência e Filosofia (USP), São Paulo, v. 1, n.1, p. 73-85, 1979.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Sistemas lógicos e sistemas de significação na obra de Jean Piaget. Psicologia USP (Impresso), São Paulo, v. 2, n.1, p. 21-23, 1991.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. L’image mentale et la question de la rupture de la raison (ou intelligence) avec l’expérience sensible. Projeto para pedido de bol-sa de pesquisa nos Archives Jean Piaget - Université de Genève, 1995.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Logique, biologie et société dans lê modele piagetien de la conaissance. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EPISTE-MOLOGIA GENÉTICA / XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 1996. Piaget: teoria e prática, 1996.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. O comportamento borderline e o transtorno da conduta na infância. Palestra proferida no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2001. (Texto não publica-do)
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget segundo seus próprios argumentos. Psicologia USP: São Paulo, 2010, v. 21, n. 1, 11 – 30.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Atualidade da teoria de Jean Piaget: a embriologia e a demonstração, nos EEUU, do RNA influindo sobre o DNA a partir das agressões do meio. In: DONGO MONTOYA, A.; MORAIS-SHIMIZU, A.; MARÇAL, V. E. R.; MOURA, J. F. B. (Org.). Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas. São Paulo: Cultura Acadêmica. Marília: Oficina Universitária, 2011. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/jean_piaget.pdf. Acesso em: 13 mar. 2019.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Epistemologia genética, trajetórias acadêmicas, interpretações e concepções: entrevista com a profa. Dra. Zelia Ramozzi-Chiarottino. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Vol. 4, N. 1, 2012. Entrevista concedida à Rafael dos Reis Ferreira. Disponí-vel em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/2391. Acesso em: 13 mar. 2019.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Psico-social ou psicossocial? A questão do hífen e do bio-psico-social, ou da questão ortográfica à epistemologia. In: SILVA JU-NIOR, N.; ZANGARI, W. (Org.). A psicologia social e a questão do hífen. São Paulo: Blucher, 2017. Disponível em: https://sites.usp.br/ppg-pst/wp-content/uploads/sites/218/2017/03/psicologiasocialquestaohifen.pdf. Acesso em: 13 mar. 2019.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z.; FRANK-CUNHA, G.; FREIRE, J-J.; FERRAZ, A. A. Jean Piaget’s unrecognized epigenetic ontogenesis of the logical-mathematical thought. Athenas: ATINER’S Conference Paper Series, 2017. Dis-ponível em: https://www.academia.edu/35451380/Jean_Piagets_Unrecognized_Epigenetic_Ontogenesis_of_the_Logical-Mathematical_Thought. Acesso em 12 mar. 2019.
TASSINARI, R. P. Da ação sobre a experiência sensível à estruturação lógica do real: um estudo da forma da construção do “agrupamento” em Piaget. 1998. 64p. Dissertação (mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia – Universi-dade de São Paulo, 1998.
WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 2001.
WHITEHEAD, A. N.; RUSSELL, B. Principia mathematica. Cambridge: Cam-bridge University Press, 1910.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.