UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DAS REGRAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Bruna Cipriano MARQUES Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória-ES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n1.06.p122

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral; TDAH; Consciência das regras.

Resumo

Investigamos, a partir da perspectiva de Jean Piaget, o nível de desenvolvimen-to da consciência das regras em crianças e adolescentes com Transtorno de défi-cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Participaram da pesquisa 20 sujeitos do sexo masculino, dos quais 10 com idade de 10 anos e 10 com 15 anos, todos com diagnóstico de TDAH e sob tratamento no ambulatório de Pediatria do HUCAM-UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes). O desenvol-vimento da consciência das regras foi investigado por meio do IANDM (Ins-trumento de Avaliação do Nível do Desenvolvimento Moral). A análise dos dados foi prioritariamente qualitativa e, sobre ela, elaboramos categorias por meio dos quais foi estabelecido o Nível de Resposta ao Item (NRI). Os principais resultados obtidos permitiram verificar que as crianças de 10 anos apresentaram níveis inferiores no NRI em relação aos adolescentes de 15 anos, porém ambos os públicos apresentaram defasagem quanto ao desenvolvimento moral em comparação com a teoria piagetiana. Concluímos que tanto as crianças como os adolescentes construíram um sistema incompleto sob regras  prescritas, regras estas que se mantêm exteriores à consciência e não possibilitam a transformação do seu julgamento.

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Publicado

2016-10-27

Edição

Seção

Artigo