Abstração pseudo-empírica e reflexionante:

Significado epistemológico e educacional

Autores

  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128

Palavras-chave:

Abstração pseudo-empírica; abstração reflexionante; significado epstemológico; significado educacional

Resumo

Compreender o modo como o ser humano conhece é uma preocupação que nos desafia, pelo menos desde os filósofos gregos. Compreender isso como abstração, o que acontece pelo menos desde Aristóteles, exige muita pesquisa e reflexão. Piaget (1977/1995) nos brinda com um trabalho de fôlego, com 18 pesquisas realizadas com a utilização do método clínico, com o auxílio de 28 colaboradores. A obra intitulada Abs-tração reflexionante (Abstraction réfléchissante: L’abstraction des relations logico-arithmétiques [v.1]; L’abstraction de l’ordre de relations spatiales [v.2]) explora as relações lógico-aritméti-cas, as relações espaciais e a ordem das relações espaciais. Mais especificamente, apre-senta a abstração reflexionante no caso da gênese das estruturas algébricas (Cap. 1-7),depois das estruturas de ordem (Cap. 8-11), e, finalmente, das estruturas espaciais (Cap. 12-18).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DAMÁSIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, São Paulo: Martins Fontes, 1971.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2ª ed. Porto Alegre : Artmed,
2012a.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis : Vozes, 2012b.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor; o cotidiano da escola. 16ª ed. Petrópolis:
Vozes, 2013.
BECKER, Fernando. Um divisor de águas. Viver mente e cérebro; memória da pedagogia (Coleção, Nº 1, p. 24-33.). Rio de Janeiro : Ediouro; São Paulo : Segmento-Duetto, 2005.
BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem; da ação à operação, em Piaget e Freire. 3ª. ed.,
Petrópolis : Vozes, 2010.
MONTANGERO, Jacques & MAURICE-NAVILLE, Danielle. Piaget ou a inteligência em evolução; sinopse cronológica e vocabulário. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PIAGET, Jean [1936]. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro : Zahar, 1978.
PIAGET, Jean [1937]. A construção do real na criança. Rio de Janeiro : Zahar, 1979.
PIAGET, Jean [1945]. A formação do símbolo na criança; imitação, jogo e sonho; imagem e representação. Rio de Janeiro : Zahar, 1978.
PIAGET, Jean [1948]. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro : J. Olympio, 1974.
PIAGET, Jean [1967]. Biologia e conhecimento. Petrópolis : Vozes, 1996.
PIAGET, Jean. [1969] Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1976.
PIAGET, Jean [1972a]. Desenvolvimento e aprendizagem. In: LAVATELLY, C. S. e
STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972.
PIAGET, Jean [1972b]. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro : Forense, 1973.
PIAGET, Jean. [1974a] A tomada de consciência. São Paulo : EDUSP/Melhoramentos, 1977.
PIAGET, Jean [1975]. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro : Zahar, 1976.
PIAGET, Jean. [1977] Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre : Artes Médicas, 1995.
Volume 6 Número Especial – Novembro/2014 128
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
SZEMINSKA, A. Abstrações, diferenciações e integrações no emprego de operações aritméticas elementares. In: PIAGET, Jean. Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e
ordem das relações espaciais. Porto Alegre : Artes Médicas, 1995.
TEIXEIRA, 2013. (https://docs.google.com/file/d/0B4fCSqq0qbTceWprWjFfZGlvTmM/edit?pli=1)

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Conferência