O Papel do Docente na Aquisição do Conhecimento em Contexto Escolar

Autores

  • Carmen Campoy Scriptori Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p313-328

Palavras-chave:

Conhecimento escolar, Docência, Objetivos da educação, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo trata de refletir sobre a formação de professores para levar a efeito uma es-cola de qualidade, que vise o desenvolvimento pleno do educando. Fundamentado nas ideias piagetianas, parte de um breve panorama sobre os aspectos epistemológicos da teoria e práticas docentes; faz considerações sobre o conhecimento e aprendizagem em contexto escolar e seus impactos na educação escolar; aborda as características de um professor piagetiano; estabelece relações entre teoria e prática; e, finalmente, traz im-plicações da pesquisa científica para a formação de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor – o cotidiano da escola. 7ª
edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
CASTRO, Amélia D. O professor na perspectiva piagetiana. Revista Educação
pela Inteligência. Centro Experimental Jean Piaget, Rio de Janeiro - Ano 1,
1981, pp. 45 - 52.
DELVAL, Juan. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
INHELDER, Bärbel [et al.]. O desenrolar das descobertas da criança: pesquisa
acerca das microgêneses cognitivas. Tradução Eunice Gruman. Porto Alegre:
Artes Médicas. 1996.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Tradução Dirceu A. Lindoso e Rosa Maria R. da Silva. 3ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Editora Forense Universitária Ltda.,
1975.
_______ Para onde vai a Educação. Tradução de Ivette Braga. 14ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1998.
SCRIPTORI, C. C. Modelos Organizadores de Pensamento Físico – um estudo
com crianças indígenas e não indígenas. 1998. 225f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,
SP, 1998.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Construção de Conteúdos Escolares e Formação de Educadores