A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA

Autores

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Vanessa Simões da Silva Oliveira Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Maria Milena Tegon Figueira Mestranda em Educação em Ciências, Educação Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256

Palavras-chave:

Astronomia, Epistemologia Genética, Aprendizagem, Estádios do desenvolvimento

Resumo

O presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola.

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Publicado

2023-02-24

Edição

Seção

Artigo