EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Leandra Lúcia Moraes Couto Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Professora voluntária da UFES
  • Heloisa Moulin de Alencar Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), e Professora Titular da UFES.

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157

Palavras-chave:

Educação em valores morais, Psicologia, Desenvolvimento Humano, Formação, Escola

Resumo

Neste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema.

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Publicado

2023-02-24

Edição

Seção

Artigo