O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET, KOHLBERG, REST, TURIEL, GILLIGAN E LIND: LIMITES E POTENCIALIDADES DAS PRINCIPAIS TEORIAS EM PSICOLOGIA MORAL

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília
  • Raul Aragão Martins Professor Associado do Departamento de Educação da Unesp, campus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p42-86

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, Psicologia Moral, Cognitivo-evolutivo, Teorias pós-kohlberguianas

Resumo

Objetiva-se apresentar as principais teorias psicológicas sobre o desenvolvimento moral. Ao mesmo tempo em que as apresentamos em forma de revisão, também desvelamos essas teorias em suas limitações e potencialidades, questionando o modelo de desenvolvimento que propõem e culminando em apontamentos para sua expansão. A partir de revisão bibliográfica, primeiro, discutem-se as teorias de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg, que consolidaram a abordagem cognitivo-evolutiva no estudo psicológico da moralidade. Em seguida, expõem-se as teorias de quatro diferentes autores, teorias erigidas com base nessa tradição cognitivo-evolutiva, cada uma com proposições próprias visando sanar as limitações de suas predecessoras. Esses autores são James Rest, Elliot Turiel, Carol Gilligan e Georg Lind. Conclui-se sobre a escolha teórica mais adequada na pesquisa sobre moralidade.

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Publicado

2023-02-24

Edição

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Artigo