O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET, KOHLBERG, REST, TURIEL, GILLIGAN E LIND: LIMITES E POTENCIALIDADES DAS PRINCIPAIS TEORIAS EM PSICOLOGIA MORAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p42-86Keywords:
Desenvolvimento moral, Psicologia Moral, Cognitivo-evolutivo, Teorias pós-kohlberguianasAbstract
Objetiva-se apresentar as principais teorias psicológicas sobre o desenvolvimento moral. Ao mesmo tempo em que as apresentamos em forma de revisão, também desvelamos essas teorias em suas limitações e potencialidades, questionando o modelo de desenvolvimento que propõem e culminando em apontamentos para sua expansão. A partir de revisão bibliográfica, primeiro, discutem-se as teorias de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg, que consolidaram a abordagem cognitivo-evolutiva no estudo psicológico da moralidade. Em seguida, expõem-se as teorias de quatro diferentes autores, teorias erigidas com base nessa tradição cognitivo-evolutiva, cada uma com proposições próprias visando sanar as limitações de suas predecessoras. Esses autores são James Rest, Elliot Turiel, Carol Gilligan e Georg Lind. Conclui-se sobre a escolha teórica mais adequada na pesquisa sobre moralidade.
Downloads
References
ARANTES, V. A. Cognição, afetividade e moralidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 137-153, 2000.
BAILEY, C. D.; SCOTT, I.; THOMA, S. J. Revitalizing accounting ethics research in the neo-kohlbergian framework: Putting the DIT into perspective. Behavioral Research in Accounting, v. 22, n. 2, p. 1–26, 2010.
BATAGLIA, P. U. R. A construção da competência moral e a formação do psicólogo. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
BATAGLIA, P. U. R.; MORAIS, A. de; LEPRE, R. M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estudos de Psicologia, v. 15, n. 1, p. 25-32, 2010.
BEBEAU, M. J.; REST, J. R.; NARVAEZ, D. Beyond the promise: a perspective on research in moral education. Education Researcher, v. 28, n. 4, p. 18-26, 1999.
BIAGGIO, A. M. B. Universalismo versus relativismo no julgamento moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 5-20, 1999.
BIAGGIO, A. M. B. Lawrence Kohlberg: Ética e educação moral. São Paulo: Moderna, 2006.
BLATT, M. M.; KOHLBERG, L. The effects of classroom moral discussion upon children’s level of moral judgment. Journal of Moral Education, v. 4, n. 2, p. 129-161, 1975.
CAETANO, L. M.; SOUZA, J. M. de; SILVA, C. O. da; CHOI, P. Y. C. Concepções educativas morais de crianças e adolescentes: diálogo entre teoria do juízo moral de Piaget e teoria do domínio social de Turiel. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-19, 2019.
COLBY, A.; KOHLBERG, L. The measurement of moral judgment: theoretical foundtation and research validation. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
FRANZI, J.; ARAÚJO, U. F. de. Novos aportes na psicologia moral: a perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. Revista NUPEM, v. 5, n. 8, p. 53-67, 2013.
FREITAG, B. Itinerários de antígona: a questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992.
FREITAS, L. B. de L. Piaget e a consciência moral: um kantismo evolutivo?. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 303-308, 2002.
FREITAS, L. B. de L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.
GIBBS, J. C.; ARNOLD, K. D. E.; BURKHART, J. E. Sex differences in the expression of moral judgement. Child Development, v. 55, p. 1040-1043, 1984.
GILLIGAN, C. In a different voice: women’s conceptions of self and of morality. Harvard Educational Review, v. 47, n. 4, p. 481-517, 1977.
GILLIGAN, C. Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1982.
GILLIGAN, C. Reply by Carol Gilligan. Signs, v. 11, n. 2, p. 324-333, 1986.
GILLIGAN, C.; KOHLBERG, L. From adolescence to adulthood: the recovery of reality in a postconventional world. In: PRESSEISEN, B. Z.; GOLDSTEIN, D.; APPEL, M. H. (Orgs.). Language and operational thought: topics in cognitive
development. Boston: Plenum Press, 1978. p. 125-136.
HAYES, R. L. The legacy of Lawrence Kohlberg: implications for counseling and human development. Journal of Counseling & Development, v. 72, p. 261-267, 1994.
ILTEN-GEE, Robyn. Social Domain Theory 2017. Disponível em https://www.moraledk12.org/elliot-turiel-c19bv. Acesso em 05 dez. 2022.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2005. [Originalmente publicado em 1785].
KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Desclée de Brower, 1992.
KOHLBERG, L.; LEVINE, C.; HEWER, A. The current formulation of the theory. In: KOHLBERG, L. (Org.). The psychology of moral development: the nature and validity of moral stages. San Francisco: Harper & Row, 1984. Essays on moral development: v. II. p. 212-319.
KOHLBERG, L.; GILLIGAN, C. The adolescent as a philosopher: the discovery of the self in a postconventional world. Daedalus, v. 100, n. 4, p. 1051-1086, 1971.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora, 1998. [Originalmente publicado em 1962].
LA TAILLE, Y. de. Desenvolvimento humano: contribuições da psicologia moral. Psicologia USP, v. 18, n. 1, p. 11-36, 2007.
LEMOS DE SOUZA, L.; VASCONCELOS, M. S. Juízo e ação moral: desafios teóricos em psicologia. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 343-352, 2009.
LEPRE, R. M. Por que estudar a moralidade humana e seus possíveis desdobramentos?. In: MARTINS, R. A.; CRUZ, L. A. N. (Orgs.). Desenvolvimento sócio moral e condutas de risco em adolescentes. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 9-24.
LIMA, V. A. A. de. De Piaget a Gilligan: retrospectiva do desenvolvimento moral em psicologia um caminho para o estudo das virtudes. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 24, n. 3, p. 12-23, 2004.
LIND, G. O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicol. Reflex. Crit., v. 13, n. 3, p. 399-416, 2000.
LIND, G. How to teach moral competence. Berlin: Logos-Publisher, 2019.
LOURENÇO, O. Children’s distinction between convention and morality. In: CAMPOS, B. (Org.). Educational sciences: current situation and perspectives. Oporto: Portuguese Society of Educational Sciences, 1991. p. 255-268.
LOURENÇO, O. Making sense of Turiel’s dispute with Kohlberg: the case of the child’s moral competence. New Ideas in Psychology, v. 21, p. 43-68, 2003.
LOURENÇO, O. Domain theory: a critical review. New Ideas in Psychology, v. 32, p. 1-17, 2014.
LOURENÇO, O.; MACHADO, A. In defense of Piaget’s theory: a reply to 10 common criticisms. Psychological Review, v. 103, n. 1, p. 143-164, 1996.
MARTINS, R. A. Construção do conhecimento social: categorias de justificação e critérios de julgamento. Tese (Doutorado em Psicologia) – Fundação Getúlio Vargas (FGV), 1991.
MARTINS, R. A. A teoria de domínios sociais de Eliot Turiel. In: MARTINS, R. A.; CRUZ, L. A. N. (Orgs.). Desenvolvimento sócio moral e condutas de risco em adolescentes. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 47-78.
MONTENEGRO, T. Diferenças de gênero e desenvolvimento moral das mulheres. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 493-508, 2003.
OLIVEIRA, M. S. de. Estudo sobre o desenvolvimento da competência moral na formação do enfermeiro. 125 f. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Fundação Oswaldo cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, 2014.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. (Originalmente publicado em 1945).
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (Originalmente publicado em 1975).
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. (Originalmente publicado em 1932).
POSADA, C. V. de. Some problems in use of the moral judgment test. Psychological Reports, v. 96, n. 3, p. 698-700, 2005.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.
REST, J. Development in judging moral issues. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1979.
REST. J.; NARVAEZ, D. (Orgs.). Moral development in the professions: psychology and applied ethics. Hillside: Erlbaum Associates, 1994.
REST, J.; NARVAEZ, D.; BEBEAU, M. J.; THOMA, S. J. Postconventional moral thinking: a neo-kohlbergian approach. Mahwah: Erlbaum Associates, 1999.
SHWEDER, R. Thinking throuth cultures: Explorations in cultural psychology. Cambridge: Harvard University Press, 1991.
SHIMIZU, A. de. Representações sociais e julgamentos morais de jovens: um estudo intercultural comparando duas abordagens teórico-metodológicas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2002.
SILVA, M. E. F. da. Afinal, o que foi o debate Kohlberg-Gilligan?. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 13, n. 1, p. 4-40, 2021.
SILVA, M. E. F. da. Competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade na formação inicial pública paulista em Pedagogia. 2022. 604 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, 2022.
SILVA, M. E. F. da; BATAGLIA, P. U. R. Mapeamento da produção científica brasileira sobre segmentação moral pelo estado da arte. Psicologia Argumento, v. 38, n. 101, p. 524-547, 2020.
SILVA, M. E. F. da.; LEMOS DE SOUZA, L. de. Perspectivas feministas contemporâneas na obra “Uma voz diferente” de Carol Gilligan (1936-): reconhecimentos, críticas e necessidade de expansão da proposta gilliginiana. Schème –Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 14, n. esp., p. 145-178, 2022.
SILVA, G. B.; QUEIROZ, S. L. Sensibilidade Moral de licenciandos em química diante de conflito ético na prática científica. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 69-81, 2019.
SKOE, E. E. A. The Ethic of Care Interview manual. Não-publicado. Universidade de Oslo, Noruega, 1993. 25p.
SOUZA, E. S. de. A contribuição do ensino de ética no desenvolvimento da competência moral de estudantes em administração pública. 152 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, 2018.
THOMA, S.; BEBEAU, M. Obituary James Ronald Rest (1941-1999). Journal of Moral Education, v. 29, n. 1, p. 119-121, 2000.
TURIEL, E. The development of social knowledge. Cambridge Press, 1983.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.