A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p176-208

Palavras-chave:

Elaboração Afetiva, Indicadores Cognitivos, Clínica Infantil

Resumo

Partimos do pressuposto que as noções de espaço, tempo e de causalidade analisadas a partir do ludodiagnóstico, segundo a teoria de Jean Piaget, contribuem como indicadores para a investigação clínica da possibilidade de elaboração afetiva diante de situações traumáticas. Para tal, foram analisados 25 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 5 a 12 anos, de ambos os sexos, na situação de hospitalização e em um centro de atenção básica da Cidade de São Paulo. As crianças do hospital estavam em média de 15 a 20 dias hospitalizadas em função de cirurgia de cardiopatia e as do centro de atendimento básico eram crianças abrigadas, com histórico de violência doméstica e que compareceram para acompanhamento clínico de rotina com a pediatra e a psicóloga, ou seja, para um serviço de atendimento compartilhado. As crianças foram observadas no
contexto livre lúdico através de materiais, conforme previsto pela técnica ludodiagnóstica. As análises dos registros lúdicos ofereceram os seguintes resultados: 1. Verificamos a possibilidade da identificação das noções espaço, temporais e causais. 2. Oferece aos profissionais instrumentos para avaliação diagnóstica, confirmando ou não certas prescrições terapêuticas, como por exemplo, a psicoterapia infantil. 3. Possibilita analisar como se encontra a representação das vivencias infantis permitindo verificar como se encontra o processo de elaboração afetiva de situações traumáticas, logo, o estabelecimento de critérios para a intervenção clínica. Concluímos que o ludodiagnóstico, oferece ao terapeuta condições de investigar as relações afeto-cognição da criança fornecendo elementos de encaminhamento e de aderência terapêutica.

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Publicado

2021-07-08

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Artigo