Políticas Públicas e Coeducação: o Desafio da Democratização a Partir das Relações de Gênero em uma Perspectiva Feminista
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n00.5136Palavras-chave:
políticas públicas, educação, coeducação, feminismos, gênero.Resumo
O presente artigo analisa como considerações sobre gênero, coeducação e orientação sexual são expressas
em políticas públicas educacionais e em documentos e programas para a igualdade de gênero no Brasil e no mundo. Foram selecionados para estudo documentos que buscam a garantia de direitos para mulheres e meninas, a exemplo da implantação e aplicação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM, SPM, 2008). A análise também irá considerar, diante dos documentos selecionados, a maneira com que variados elementos – como objetivos, metas, ações e pressupostos – podem ser utilizados para propor a implantação de uma política de coeducação, que seja algo adiante da escola mista que já temos e que se refira a criar condições de desenvolvimento para meninas, mulheres, meninos e
homens, todas e todos livres de modelos que fixam as relações de gênero em um registro binário, polarizado e desigual.