Políticas Públicas e Coeducação: o Desafio da Democratização a Partir das Relações de Gênero em uma Perspectiva Feminista

Autores

  • Daniela AUAD
  • Raquel Borges SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n00.5136

Palavras-chave:

políticas públicas, educação, coeducação, feminismos, gênero.

Resumo

O presente artigo analisa como considerações sobre gênero, coeducação e orientação sexual são expressas
em políticas públicas educacionais e em documentos e programas para a igualdade de gênero no Brasil e no mundo. Foram selecionados para estudo documentos que buscam a garantia de direitos para mulheres e meninas, a exemplo da implantação e aplicação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM, SPM, 2008). A análise também irá considerar, diante dos documentos selecionados, a maneira com que variados elementos – como objetivos, metas, ações e pressupostos – podem ser utilizados para propor a implantação de uma política de coeducação, que seja algo adiante da escola mista que já temos e que se refira a criar condições de desenvolvimento para meninas, mulheres, meninos e
homens, todas e todos livres de modelos que fixam as relações de gênero em um registro binário, polarizado e desigual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela AUAD

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Raquel Borges SALVADOR

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AUAD, Daniela; SALVADOR, Raquel Borges. Políticas Públicas e Coeducação: o Desafio da Democratização a Partir das Relações de Gênero em uma Perspectiva Feminista. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 16, n. 00, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2015.v16n00.5136. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5136.. Acesso em: 22 nov. 2024.