Oficinas de escritas com licenciandas
possibilidades de produção curricular em cotidianos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p161-180Palavras-chave:
Narrativas, Escritas, Produção curricular, Processos formativos docentes, PandemiaResumo
O presente texto, fruto de uma pesquisa de doutoramento em Educação em fase conclusiva, objetivando problematizar o desenvolvimento de um projeto institucional de escrita no decorrer da pandemia,focou em compreender relações que se dão em espaçostempos cotidianos universitários a partir da mobilização da produção de narrativas escritas no âmbito das licenciaturas e enquanto produção curricular em processos formativos docentes. Para tanto, aponta desafios e potencialidades do trabalho educativo em cotidianos pandêmicos; apresenta diferentes perspectivas de currículo na atualidade (FERRAÇO et al., 2015); investe na concepção de currículo como produção curricular (GARCIA, 2015); assume conversas enquanto metodologia de pesquisa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018) e aposta na criação deespaçostempos propícios à produção de recursos pedagógicos; dispositivos éticos, estéticos e políticos na produção de subjetividade na formação de professoras. Por meio da emergência de narrativas docentesproduzidas na pandemia, envolvendo licenciandas de três cursos diferentes de um Instituto Federal no estado do Rio de Janeiro, defende-se a importância da formação docente compartilhadana perspectiva emancipatória, afirmando a dimensão política presente nas produções curriculares das praticantes (CERTEAU, 1994) que (re)inventam a vida cotidianamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.