Oficinas de escritas com licenciandas

possibilidades de produção curricular em cotidianos pandêmicos

Authors

  • Sabrina FERREIRA Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Alexandra GARCIA Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p161-180

Keywords:

Narrativas, Escritas, Produção curricular, Processos formativos docentes, Pandemia

Abstract

O presente texto, fruto de uma pesquisa de doutoramento em Educação em fase conclusiva, objetivando problematizar o desenvolvimento de um projeto institucional de escrita no decorrer da pandemia,focou em compreender relações que se dão em espaçostempos cotidianos universitários a partir da mobilização da produção de narrativas escritas no âmbito das licenciaturas e enquanto produção curricular em processos formativos docentes. Para tanto, aponta desafios e potencialidades do trabalho educativo em cotidianos pandêmicos; apresenta diferentes perspectivas de currículo na atualidade (FERRAÇO et al., 2015); investe na concepção de currículo como produção curricular (GARCIA, 2015); assume conversas enquanto metodologia de pesquisa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018) e aposta na criação deespaçostempos propícios à produção de recursos pedagógicos; dispositivos éticos, estéticos e políticos na produção de subjetividade na formação de professoras. Por meio da emergência de narrativas docentesproduzidas na pandemia, envolvendo licenciandas de três cursos diferentes de um Instituto Federal no estado do Rio de Janeiro, defende-se a importância da formação docente compartilhadana perspectiva emancipatória, afirmando a dimensão política presente nas produções curriculares das praticantes (CERTEAU, 1994) que (re)inventam a vida cotidianamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Sabrina FERREIRA, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Alexandra GARCIA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Published

2021-12-22

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FERREIRA, Sabrina; GARCIA, Alexandra. Oficinas de escritas com licenciandas: possibilidades de produção curricular em cotidianos pandêmicos. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 22, n. 2, p. 161–180, 2021. DOI: 10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p161-180. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12639.. Acesso em: 22 nov. 2024.