Direito à educação e desventuras do ensino remoto

atravessamentos da pandemia nos processos de formação de licenciandos de uma instituição federal de ensino

Autores

  • Angellyne Moço RANGEL Instituto Federal Fluminense
  • Otávio Cordeiro de Paula PIEROTTE Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p139-160

Palavras-chave:

Pandemia, Direito à educação, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O novo coronavírus gerou impactos de ordens variadas ao redor do mundo. Dentre os campos e setores afetados pela pandemia, está o educacional. Este artigo propõe uma reflexão sobre o direito à educação no Brasil no contexto da Covid-19 e apresenta percepções de licenciandos de uma Instituição Federal de Ensino sobre a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise a partir de questionários aplicados para turmas de diferentes cursos de licenciatura. Os resultados evidenciam o tensionamento da garantia de direitos fundamentais, em especial, do direito ao acesso, permanência e qualidade de ensino, e o enfrentamento, pelos estudantes integrantes do estudo, de dificuldades relacionadas à participação nas aulas online síncronas e ao tempo de dedicação para a realização das atividades propostas. Depreende-se, nas conclusões deste trabalho, a necessidade de investimento massivo e de políticas públicas que possam confrontar as desigualdades educacionais agudizadas pela situação de calamidade sanitária, tendo em vista refundar cenários de formação e de vida digna.

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Biografia do Autor

Angellyne Moço RANGEL, Instituto Federal Fluminense

Docente do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Centro. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Otávio Cordeiro de Paula PIEROTTE, Instituto Federal Fluminense

Docente do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Centro. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos

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